EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM ESCOLAS: UMA VISÃO DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2019.38748

Palavras-chave:

Alimentação escolar. Educação alimentar e nutricional. Política nacional de alimentação e nutrição. Política pública.

Resumo

Objetivos: Analisar as ações de educação alimentar e nutricional no Brasil e ampliar nossa compreensão sobre sua aplicação nas escolas. Métodos: Estudo exploratório transversal que utilizou banco de dados secundário obtido do Prêmio de Gestor Eficiente da Merenda Escolar, de 2010. Participaram do prêmio, neste ano, 786 municípios. As variáveis relacionadas à Educação Alimentar e Nutricional foram: execução de ações e as estratégias teórico-metodológicas utilizadas para realizá-las. Utilizou-se estatística descritiva com o teste Qui-quadrado de Pearson para dados quantitativos e o método de Análise de Conteúdo para dados qualitativos. Resultados: A maioria relatou a execução de hortas pedagógicas e uso de alimentos da agricultura familiar, principalmente na Região Sul do Brasil, com diferença estatisticamente significante (p <0,05). Discussão: Houve predomínio de métodos passivos e ações pontuais na implementação da educação alimentar e nutricional nas cidades brasileiras, assim como a valorização da nutrição (nutrientes e funções) em detrimento da alimentação e da cultura alimentar local. Conclusões: A implementação de metodologias ativas com abordagem integral à alimentação deve ser estimulada no ambiente escolar. A experiência do Programa pode ser importante para a implementação de diretrizes para a educação alimentar e nutricional e sua execução em escolas.

DOI: 10.12957/demetra.2019.38748

Biografia do Autor

Isabela Cicaroni Ottoni, FCNAUP - Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

Nutricionista formada pela Universidade Mackenzie, Mestre em Nutrição, Alimentação e Saúde pela Universidade Federal de São paulo-UNIFESP, Doutoranda em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição pela FCNAUP - Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Atua em Educação Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição. Professora de Educação Alimentar e Nuticional na Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista - FESB, em licensa para doutoramento internaiconal.

Semiramis Martins Álvares Domene, Institute of Health and Society, Federal University of São Paulo– UNIFESP - Campus Baixada Santista.

Nutricionista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), tem mestrado (1990) e doutorado (1996) em Ciência da Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2005). É Professora Associada no Curso de Nutrição, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista; membro do Conselho Editorial da Revista Nutrire; Editora Associada da Revista de Nutrição; Integra o Grupo de Estudos Nutrição e Pobreza, do Instituto de Estudos Avançados - USP.

Daniel Henrique Bandoni, Institute of Health and Society, Federal University of São Paulo– UNIFESP- Campus Baixada Santista.

Graduado em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2002) , mestre em Saúde Pública (2006) pela Universidade de São Paulo (mestrado realizado com bolsa CNPq) e Doutor em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo, Coordenador do Curso de Nutrição e Coordenador de Gestão do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de São Paulo - CECANE UNIFESP. Experiência na área de nutrição em saúde pública com atuação, principalmente, nos seguintes temas: delineamento e avaliação de intervenções nutricionais voltadas à promoção de alimentação saudável e prevenção da obesidade, avaliação de programas e políticas em alimentação e nutrição.

Publicado

2019-06-27

Como Citar

Ottoni, I. C., Domene, S. M. Álvares, & Bandoni, D. H. (2019). EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM ESCOLAS: UMA VISÃO DO BRASIL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 14, e38748. https://doi.org/10.12957/demetra.2019.38748

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva