ATITUDES ALIMENTARES E IMAGEM CORPORAL DAS MÃES DE PACIENTES COM TRANSTORNOS ALIMENTARES

Autores

  • Caroline Lara Garcia Universidade de Franca
  • Raphaela Meneghetti Miguel Universidade de Franca
  • Rosane Pilot Pessa
  • Marina Garcia Manochio-Pina Universidade de Franca - UNIFRAN

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.33822

Palavras-chave:

Transtorno Alimentar. Atitudes Alimentares. Imagem Corporal. Mães.

Resumo

Introdução: Transtornos alimentares são definidos como doenças psicossomáticas resultantes de uma relação conflituosa do indivíduo com a comida. Objetivo: Investigar o comportamento alimentar e avaliar a percepção e a satisfação com a imagem corporal de mães de pacientes com transtornos alimentares. Metodologia: Trata-se de pesquisa quantitativa, realizada em serviço especializado no interior de São Paulo. Os métodos utilizados foram Recordatório de 24 horas, o teste “Como está sua Alimentação”, o EAT- 26 e a Escala de Figuras de Silhuetas. Participaram do estudo 13 mães, das 18 pacientes atendidas pelo programa. Resultados: O EAT-26 foi negativo, com 17,23 pontos, o teste “Como está sua Alimentação” mostrou a média de 38,85 pontos. Em relação à imagem corporal, notou-se insatisfação por parte das mães. Discussão: As mães apresentam insatisfação com a imagem corporal, apesar de não apresentarem comportamentos alimentares semelhantes aos hábitos de pacientes com o transtorno. Conclusão: Poucos estudos foram realizados avaliando o comportamento alimentar de mães de pacientes com transtornos alimentares, portanto é necessário realizar mais pesquisas envolvendo esse aspecto. É necessária a participação da família no tratamento para que este seja bem-sucedido.

DOI: 10.12957/demetra.2018.33822

Biografia do Autor

Caroline Lara Garcia, Universidade de Franca

Nutricionista pela Universidade de Franca

Raphaela Meneghetti Miguel, Universidade de Franca

Nutricionista pela Universidade de Franca

Rosane Pilot Pessa

Rosane Pilot Pessa; Avenida Bandeirantes nº 3900, Ribeirão Preto SP; rosane@eerp.usp.br; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Marina Garcia Manochio-Pina, Universidade de Franca - UNIFRAN

Programa de pós-graduação em Promoção de Saúde - Unifran

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Garcia, C. L., Miguel, R. M., Pessa, R. P., & Manochio-Pina, M. G. (2018). ATITUDES ALIMENTARES E IMAGEM CORPORAL DAS MÃES DE PACIENTES COM TRANSTORNOS ALIMENTARES. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(3), 621–633. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.33822

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE