EXPERIÊNCIAS E ARRANJOS FAMILIARES NO CUIDADO E PRÁTICAS CORPORAIS EM CORONARIOPATAS

Autores

  • Mayara Cassimira Souza Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/ Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jaqueline Teresinha Ferreira Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/ Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.33348

Palavras-chave:

Coronariopatas. Cuidado. Práticas corporais. Apoio social.

Resumo

As doenças cardíacas facilitam a compreensão dos significados e interações dos indivíduos com o meio ao qual se inserem, interpretam e vivenciam suas relações. Buscou-se compreender a relação de coronariopatas internados no pré e pós-cirúrgico com o cuidado e as práticas corporais recomendadas e prescritas durante seu adoecimento. Os procedimentos metodológicos embasaram-se na pesquisa qualitativa com método etnográfico, utilizando como técnicas a observação participante e entrevistas etnográficas. A pesquisa foi realizada em um hospital federal de cardiologia da cidade do Rio de Janeiro, no período de setembro de 2015 a fevereiro de 2016. Foram entrevistados 16 pacientes adultos (8 mulheres e 8 homens), com coronariopatia, que se encontravam no período pré-operatório de cirurgia cardíaca e pós-operatório mediato e foi observada a rotina dos mesmos durante a internação. A compreensão das vivências evidenciou que, ao longo do adoecimento desses pacientes, houve recomendações frequentes dos profissionais de saúde quanto à prática de atividade física, em especifico a caminhada; e a alimentação, com base numa dieta restrita em sódio e gordura. No entanto, observou-se que as experiências e arranjos e rearranjos familiares dos pacientes determinam o apoio social para essas práticas corporais e são cruciais no enfrentamento da doença.

DOI: 10.12957/demetra.2018.33348

 

Biografia do Autor

Mayara Cassimira Souza, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Saúde Coletiva - IESC/UFRJ. Mestre em Saúde Coletiva - IESC/UFRJ. Especialista em Fisiologia do Exercício - PUC-Go. Graduada em Educação Física - PUC-Go.

Jaqueline Teresinha Ferreira, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Área de Ciências Sociais e Humanas do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/ UFRJ.

Publicado

2018-07-16

Como Citar

Souza, M. C., & Ferreira, J. T. (2018). EXPERIÊNCIAS E ARRANJOS FAMILIARES NO CUIDADO E PRÁTICAS CORPORAIS EM CORONARIOPATAS. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(2), 325–340. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.33348

Edição

Seção

ARTIGOS TEMÁTICOS "Imagens e discursos sobre corpos, famílias e subjetividades”