ACESSO AOS ALIMENTOS NO TERRITÓRIO DE UMA UNIDADE DE SAÚDE: UM ENFOQUE MULTIDIMENSIONAL

Autores

  • Dafne Pavão Schattschneider Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Eliziane Nicolodi Francescato Ruiz Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marianela Zúñiga Escobar Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.32973

Palavras-chave:

Segurança alimentar e nutricional. Alimentação saudável. Serviços de saúde.

Resumo

A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) se traduz não apenas na erradicação da fome, mas também na garantia do acesso, de maneira digna, a uma alimentação adequada e saudável. O objetivo deste estudo foi analisar o acesso aos alimentos com um enfoque multidimensional, em um território de uma Unidade de Saúde de Porto Alegre-RS. A abordagem da pesquisa foi qualitativa; utilizaram-se entrevistas semiestruturadas como técnica para a apreensão dos dados empíricos junto a usuárias da unidade de saúde e um grupo focal com profissionais da equipe de saúde. O conteúdo discursivo foi examinado através da análise temática, a partir do conceito de Acesso utilizado no campo da Saúde Coletiva, constituído em quatro dimensões: acesso econômico, técnico, político e simbólico. Apreendeu-se que as entrevistadas constroem estratégias próprias na busca por realizar todas as dimensões do acesso aos alimentos, sendo a alimentação uma prioridade no planejamento familiar cotidiano. Não há, porém, garantias de um acesso regular e de maneira digna a uma alimentação adequada e saudável. Para isso se faz necessário, além das estratégias individuais, maior integração da Saúde com outros setores, na proposição de políticas públicas que, juntamente com o Programa Bolsa Família, possam melhorar a situação da SAN e do Direito Humano à Alimentação Adequada.

DOI: 10.12957/demetra.2018.32973

Biografia do Autor

Dafne Pavão Schattschneider, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Nutricionista Residente em Atenção ao Câncer Infantil no Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Eliziane Nicolodi Francescato Ruiz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Nutricionista doutora em desenvolvimento rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Marianela Zúñiga Escobar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Nutricionista doutoranda em desenvolvimento rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Gerencia da Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade de Costa Rica (UCR)

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Schattschneider, D. P., Ruiz, E. N. F., & Escobar, M. Z. (2018). ACESSO AOS ALIMENTOS NO TERRITÓRIO DE UMA UNIDADE DE SAÚDE: UM ENFOQUE MULTIDIMENSIONAL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(3), 695–711. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.32973

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE