REFLEXÕES PARA UMA ABORDAGEM ALIMENTAR: SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS

Autores

  • Paola Stefanutti Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Sociedade, Cultura e Fronteiras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Professora do Instituto Federal do Paraná – IFPR.
  • Samuel Klauck Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu.
  • Valdir Gregory Professor Associado nível C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.31183

Palavras-chave:

Sociologia. Cultura. Modernidade. Comportamento alimentar.

Resumo

Os conceitos de sociedade, cultura e fronteiras são polissêmicos, fluidos, flexíveis e permeiam a vida dos indivíduos. A discussão sobre estes três elementos perpassa inúmeras áreas do conhecimento, mas opta-se pela abordagem a partir do fenômeno social da alimentação. A metodologia aplicada é a revisão bibliográfica. Objetiva-se realizar reflexões para uma abordagem alimentar crítica na perspectiva da sociedade, cultura, modernidade e fronteiras, fomentando a articulação entre esses conceitos. As reflexões geraram uma inter-relação entre os conceitos de grupo e coerção social por Émile Durkheim, cultura como mecanismo de controle por Clifford Geertz, modernidade e padronização por Renato Ortiz e a construção de fronteiras por Erneldo Schallenberger, possuindo como discussão de fundo a alimentação. Problematiza-se como a alimentação e os comportamentos alimentares relacionam-se com estes. Pitadas, salpicadas e polvilhadas se encontram na elaboração de um prato intelectual, para ser comido, degustado e apreciado. Espera-se, com este texto, fomentar maiores discussões sobre o fenômeno social da alimentação.

DOI: 10.12957/demetra.2018.31183

 

 

Biografia do Autor

Samuel Klauck, Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu.

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1998), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu. Ministra aulas nos cursos de graduação em Pedagogia e Turismo e no curso de pós-graduação interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras - nível mestrado. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, educação, memória, oeste do Paraná, migrações contemporâneas, religião e institucionalidades religiosas.

Valdir Gregory, Professor Associado nível C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Possui graduação em Estudos Sociais pela Escola Superior de Estudos Sociais Fundação Educacional de Brusque (1982), mestrado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (1997). Fez pós-doutorado em História na Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor Associado nível C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história, colonização, oeste do paraná, migrações, identidades e colono, fronteiras, territórios. Atua nos cursos de graduação em história, Pós-graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras.

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Stefanutti, P., Klauck, S., & Gregory, V. (2018). REFLEXÕES PARA UMA ABORDAGEM ALIMENTAR: SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(3), 519–533. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.31183

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE