NUTRICIONISTAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO MUNICÍPIO DE SANTOS: ATUAÇÃO E GESTÃO DA ATENÇÃO NUTRICIONAL

Autores

  • Natália Spina Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Universidade Federal de São Paulo. Rua Marselhesa, 630 - Vila Mariana - São Paulo, SP - CEP 04020-060.
  • Paula Andrea Martins Departamento de Ciências do Movimento, Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista. Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias, Santos, SP CEP: 11015-020. Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Universidade Federal de São Paulo. Rua Marselhesa, 630 - Vila Mariana - São Paulo, SP - CEP 04020-060.
  • Gabriela Milhassi Vedovato Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista. Instituto Saúde e Sociedade, Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias, Santos, SP CEP: 11015-020.
  • Anna Sylvia de Campos Laporte Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista. Instituto Saúde e Sociedade, Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias, Santos, SP CEP: 11015-020.
  • Lia Thieme Oikawa Zangirolani Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista. Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias, Santos, SP CEP: 11015-020.
  • Maria Angélica Tavares de Medeiros Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.30969

Palavras-chave:

Nutricionistas, Atenção Primária à Saúde, Política Nacional de Alimentação e Nutrição, Sistema Único de Saúde, Prática Profissional.

Resumo

Analisou-se a prática de nutricionistas na Atenção Primária à Saúde-APS de Santos/SP, utilizando abordagem qualitativa, com análise de conteúdo. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com o universo de nutricionistas (três). As entrevistadas relataram número insuficiente de profissionais nos 28 serviços, dificultando o trabalho em equipe e a qualidade das ações. Avaliaram desfavoravelmente seu processo de trabalho, por impossibilitar a atuação em linhas do cuidado e a criação de vínculo. Predominavam atividades em grupo, a maior parte em salas de espera, sem planejamento prévio e de natureza disciplinar. Revelou-se a premência de superar obstáculos, como o tempo reduzido de trabalho por serviço e a limitada infraestrutura para ações de prevenção/promoção. Conclui-se que o município não possui um número adequado de nutricionistas na APS, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social, inviabilizando os processos de trabalho e a efetivação da integralidade da atenção.

 

Biografia do Autor

Natália Spina, Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Universidade Federal de São Paulo. Rua Marselhesa, 630 - Vila Mariana - São Paulo, SP - CEP 04020-060.

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Mestre em Ciências da Nutrição, pelo Programa de Nutrição, da Universidade Federal de São Paulo (2014).

Paula Andrea Martins, Departamento de Ciências do Movimento, Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista. Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias, Santos, SP CEP: 11015-020. Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Universidade Federal de São Paulo. Rua Marselhesa, 630 - Vila Mariana - São Paulo, SP - CEP 04020-060.

Possui graduação em Nutrição pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2003) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo, fazendo parte do quadro docente do curso de graduação em Nutrição. Foi chefe do Departamento de Ciências da Saúde no período de 2008 a 2010. Coordena o Grupo de Pesquisas em Sistemas Aimentares Sustentáveis. É professora orientadora no programa de Pós-Graduação em Nutrição e no programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde da UNIFESP, onde coordena a discplina "Sistemas Alimentares: do campo ao prato". Tem experiência na área de Epidemiologia Nutricional, com ênfase em Nutrição Materno-Infantil e Avaliação Nutricional e na área de Saúde Urbana. Desenvolve atualmente as seguintes linhas de pesquisa: 1. Avaliação do ambiente alimentar; 2. Desenvolvimento e avaliação de intervenções no ambiente alimentar e 3. Sistemas alimentares contemporâneos.

Gabriela Milhassi Vedovato, Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista. Instituto Saúde e Sociedade, Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias, Santos, SP CEP: 11015-020.

Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) (2007), Mestre em Nutrição em Saúde Pública pela FSP-USP (2010) e Doutora em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - campus São Paulo) (2016). Atualmente é nutricionista do Instituto Saúde e Sociedade do campus Baixada Santista da UNIFESP (carreira Técnica-administrativa em Educação). Tem experiência no campo de Nutrição e Saúde Coletiva, atuando principalmente nas seguintes áreas: Educação Alimentar e Nutricional, Intervenções para promoção da saúde, Segurança Alimentar e Nutricional, Epidemiologia Nutricional, Atenção Básica em Saúde e Políticas Públicas em Alimentação e Nutrição.

Anna Sylvia de Campos Laporte, Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista. Instituto Saúde e Sociedade, Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias, Santos, SP CEP: 11015-020.

Nutricionista pela Faculade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo; pós-graduação em Nutrição humana aplicada à prática clínica - Instituto de Metabolismo e Nutrição; mestre em Ensino e Ciências da Saúde pela UNIFESP - BS (Campus Baixada Santista). Atualmente é nutricionista da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP -BS. Tem experiência no campo da Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva com ênfase em Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição na Atenção Básica à Saúde e Políticas de Atenção à Saúde Maternoinfantil.

Lia Thieme Oikawa Zangirolani, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista. Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias, Santos, SP CEP: 11015-020.

Doutora e Mestre em Saúde Coletiva - área de concentração Epidemiologia, pela Universidade Estadual de Campinas (FCM/UNICAMP). Sanitarista, com especialização em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (FSP/USP) e nutricionista, pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (CESULON). É professora adjunta do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva ? DPPSC da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP - Campus Baixada Santista, onde orienta Estágios em Nutrição Social e atividades interdisciplinares de formação no Eixo Trabalho em Saúde, em cinco cursos de graduação em saúde. É vice-coordenadora do Curso de Nutrição da UNIFESP. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de alimentação e nutrição, segurança alimentar e nutricional, epidemiologia nutricional, geoprocessamento em saúde e saúde do trabalhador.

Maria Angélica Tavares de Medeiros, Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva

Nutricionista sanitarista pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP e doutora em Saúde Coletiva, UNICAMP. É professora adjunta do Instituto Saúde e Sociedade, Curso de Nutrição da Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista; orientadora do Programa de Pós-Graduação Alimentos, Nutrição e Saúde e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da UNIFESP. Editora Associada da Revista de Nutrição. Coordena o Laboratório de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas. É Coordenadora Adjunta do Grupo Temático Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (GT-ANSC ABRASCO) e compõe o Comitê Executivo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (RBPSSAN). Tem experiência no campo da Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva atuando, principalmente, nos seguintes temas: Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Saúde; Segurança Alimentar e Nutricional e Saúde do Trabalhador.

Publicado

2018-05-21

Como Citar

Spina, N., Martins, P. A., Vedovato, G. M., Laporte, A. S. de C., Zangirolani, L. T. O., & Tavares de Medeiros, M. A. (2018). NUTRICIONISTAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO MUNICÍPIO DE SANTOS: ATUAÇÃO E GESTÃO DA ATENÇÃO NUTRICIONAL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(1), 117–134. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.30969

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE