A PRÁTICA REFLEXIVA COMO RECURSO NA GESTÃO DOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS TERCEIRIZADOS

Autores

  • Carla Ionara Xavier da Silveira Cardoso Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcos Gilson Gomes Feitosa Universidade Federal de Pernambuco
  • Dinara Leslye Macedo e Silva Calazans Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.30779

Palavras-chave:

Aprendizagem. Prática Profissional. Alimentação Coletiva. Organização e Administração.

Resumo

Objetivo: O objetivo geral desta pesquisa foi investigar como a prática reflexiva pode influenciar na aprendizagem organizacional de serviços de alimentação, a partir da identificação das experiências profissionais de gestores e fiscais de contrato, no contexto dos restaurantes universitários terceirizados de instituições públicas de ensino superior. Metodologia: A estratégia adotada para atingir os objetivos seguiu uma abordagem qualitativa, a partir da técnica do estudo de caso. Os sujeitos de pesquisa foram gestores e fiscais de dois restaurantes universitários pertencentes a duas instituições públicas de ensino superior, localizadas no Nordeste brasileiro, com serviços de alimentação terceirizados. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de entrevistas com abordagem direta e roteiro semiestruturado e análise documental, com consulta a documentos internos. As categorias de análise foram definidas a priori, baseadas nas dimensões propostas por Schön para análise da prática reflexiva: o processo de conhecer-na-ação, as dificuldades no âmbito da prática profissional e a articulação prática reflexiva à prática profissional. O tratamento dos dados se deu através da análise pragmática da linguagem de acordo com Mattos, centrado no significado semântico-pragmático da conversação. Resultados e Discussão: A gestão dos RUs terceirizados ocorre na prática profissional durante o processo de conhecer-na-ação, especialmente dos nutricionistas, em que as dificuldades, sobretudo na gestão da infraestrutura e de pessoas, influenciam diretamente na gestão dos contratos. É através da reflexão que eles constroem os significados da teoria acerca de sua própria prática, favorecendo a tomada de decisão mais satisfatória. Conclusão: A prática reflexiva desponta como propulsor do desenvolvimento de habilidades gerenciais e políticas na implementação de decisões, propiciando a aprendizagem organizacional.

DOI: 10.12957/demetra.2018.30779

 

Biografia do Autor

Carla Ionara Xavier da Silveira Cardoso, Universidade Federal de Pernambuco

Nutricionista. Pós Graduada em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição:Gastronomia e Hotelaria. Mestre em Administração. Universidade Federal de Pernambuco.

Marcos Gilson Gomes Feitosa, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (1976), um Master in Divinity (MDiv) - pelo Regent College, University Of British Columbia (1987) e um Master In Theology (ThM), com ênfase em Hermeneutica - também pelo Regent College, University Of British Columbia (1988). É doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, lotado no Departamento de Ciências Administrativas (DCA) e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD).

Dinara Leslye Macedo e Silva Calazans, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Administração. Mestre em Ciências da Engenharia de Produção (UFRN). Especialista em Vigilância Sanitária e Especialista em Gestão da Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho pela UFRN. Nutricionista. É membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Norte (CONSEA/RN) e membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-FACISA/UFRN).

Publicado

2018-05-21

Como Citar

Cardoso, C. I. X. da S., Feitosa, M. G. G., & Calazans, D. L. M. e S. (2018). A PRÁTICA REFLEXIVA COMO RECURSO NA GESTÃO DOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS TERCEIRIZADOS. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(1), 275–292. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.30779

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE