DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CAFEÍNA EM DIFERENTES TIPOS DE CAFÉS

Autores

  • Cicero Jordan Rodrigues Sobreira da Silva Faculdade de Juazeiro do Norte
  • Cicero Jonas Rodrigues Benjamim Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina.
  • Luana Barreto Carvalho Faculdade de Juazeiro do Norte
  • Elida Mara Braga Rocha Docente, Faculdade de Juazeiro do Norte
  • Edna Mori Docente, Faculdade de Juazeiro do Norte

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.30653

Palavras-chave:

Bebidas. Café. Cafeína, Padrão de Identidade. Qualidade para Produtos e Serviços.

Resumo

Buscou-se avaliar os teores de cafeína em diferentes marcas e tipos de cafés, analisando, determinando e comparando seus valores, verificando a conformidade com a legislação, e apontando se o tipo de processamento pode influenciar neste teor. Para a determinação de cafeína em cafés, adotou-se o método que envolve extração, separação, purificação e determinação por gravimetria. Para o referido estudo as amostras foram compostas por três marcas de café solúveis (Cs1, Cs2, Cs3), três marcas de cafés em pó (Cp1, Cp2, Cp3) e três marcas de cafés em grãos (Cg1, Cg2, Cg3) para análise dos teores adquiridos. De acordo com a Resolução CNNPA nº12/1978, os cafés devem conter pelo menos 0,7% de cafeína em 100 gramas do produto. Foram encontradas, Cs1 0,36%, Cs2 0,54%, Cs3 0,56%; Cp1 0,36%, Cp2 0,39%, Cp3 0,42%; Cg1 0,48%, Cg2 0,46%%, Cg3 0,46%. Através das análises da determinação de cafeína nos diferentes tipos de cafés consumidos, foi possível observar que os teores variam em função da forma em que eles se apresentam (grão, pó e solúvel), sendo que a forma em café solúvel apresentou maior quantidade de cafeína do que o em grãos, seguido pelo em pó.

DOI: 10.12957/demetra.2018.30653

 

Biografia do Autor

Cicero Jordan Rodrigues Sobreira da Silva, Faculdade de Juazeiro do Norte

Brasileiro, 22 anos, graduado em Nutrição, pós graduando em Nutrição esportiva.

Cicero Jonas Rodrigues Benjamim, Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina.

Graduando em Nutrição pela Universidade de Pernambuco. Membro do Grupo de Pesquisa e Núcleo de Estudos em Ciências Fisiológicas e da Coletividade (NUEFC) da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Atua com os seguintes temas: alergias alimentares; deficiência de micronutrientes; educação nutricional; segurança alimentar e nutricional; modulação autonômica cardíaca.

Luana Barreto Carvalho, Faculdade de Juazeiro do Norte

Graduanda em nutrição pela Faculdade Juazeiro do Norte (FJN)

Elida Mara Braga Rocha, Docente, Faculdade de Juazeiro do Norte

Doutora em Nutrição em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo (FSP/USP). Mestre em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba na linha de Pesquisa Saúde Coletiva e Epidemiologia. Graduada em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará. Interesse em Segurança Alimentar e Nutricional; Análise Nutricional; Políticas Públicas de Saúde e Nutrição; Anemia; Intervenções Nutricionais; Grupo Materno-Infantil.

Edna Mori, Docente, Faculdade de Juazeiro do Norte

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora da Faculdade de Juazeiro do Norte. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, microbiologia, alimentação, processamento e alimentos.

Publicado

2018-07-16

Como Citar

da Silva, C. J. R. S., Benjamim, C. J. R., Carvalho, L. B., Rocha, E. M. B., & Mori, E. (2018). DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CAFEÍNA EM DIFERENTES TIPOS DE CAFÉS. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(2), 477–484. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.30653