‘EU TENHO QUE ME REEDUCAR’: DISCURSOS NORMATIVOS E PRÁTICAS ALIMENTARES RELACIONADAS À PERDA DE PESO EM MULHERES DE CAMADAS POPULARES

Autores

  • Tatiana Coura Oliveira Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba
  • Dina Czeresnia Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
  • Eliane Portes Vargas undação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28699

Palavras-chave:

Praticas Alimentares Saudáveis. Educação Alimentar e Nutricional. Excesso de peso.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre como os discursos normativos relacionados à alimentação e saúde são apropriados por mulheres que apresentam excesso de peso, considerando a centralidade destes discursos nas orientações e ações de educação e reeducação alimentar. As práticas educativas em alimentação estão historicamente assentadas na lógica do risco, que, por sua vez, rege o discurso do campo da saúde, o que inclui as abordagens e intervenções de controle da obesidade. Com base em uma pesquisa etnográfica realizada com mulheres de camadas populares atendidas em um centro de saúde do Rio de Janeiro, as reflexões aqui desenvolvidas problematizam a dificuldade de conectar informações pouco criteriosas a um processo de reflexão e de cuidado de si. A ideia de racionalidade de sujeitos autônomos informados sobre o “valor nutricional” dos alimentos ou do “risco de adoecimento” se traduz em orientações que apresentam resultados limitados. As noções de educação e reeducação alimentar, presentes nas narrativas das informantes, evidenciam um modelo que desconsidera aspectos que se ligam às condições materiais e à identidade sociocultural dos grupos, propondo mudanças de hábitos que não se sustentam no cotidiano das pessoas.

DOI: 10.12957/demetra.2017.28699

 

 

Biografia do Autor

Tatiana Coura Oliveira, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Professora no Curso de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Doutora em Ciências na área de Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública Sergio Arouca (FIOCRUZ)

Dina Czeresnia, Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ

Doutora em Saúde Pública. Pesquisadora no Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública. Fundação Oswaldo Cruz. Endereço: Rua Leopoldo Bulhões 1480, 8º andar. Rio de Janeiro, RJ, CEP 21041-210, Brasil.

Eliane Portes Vargas, undação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ

Doutora em Saúde Coletiva. Pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fundação Oswaldo Cruz. Endereço: Avenida Brasil, 4365 - Pavilhão Lauro Travasso, sala 21, Manguinhos. Rio de Janeiro, RJ, CEP: 21045-900. Brasil.

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Oliveira, T. C., Czeresnia, D., & Vargas, E. P. (2017). ‘EU TENHO QUE ME REEDUCAR’: DISCURSOS NORMATIVOS E PRÁTICAS ALIMENTARES RELACIONADAS À PERDA DE PESO EM MULHERES DE CAMADAS POPULARES. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(3), 523–538. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28699