ANÁLISE SOBRE ORIENTAÇÕES POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Autores

  • Marina Noronha Costa do Nascimento INJC/UFRJ
  • Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição Josué de Castro.
  • Shirley Donizete Prado Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição.

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28669

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional. Políticas Públicas. Marco de EAN 2012.

Resumo

Entendendo, na perspectiva das Ciências Humanas e Sociais, as agendas governamentais como parte de uma estrutura social dinâmica que produz documentos políticos, que, de modo reflexivo, motivam processo educativo em alimentação, o objetivo da pesquisa que inspirou este artigo foi analisar as principais diretrizes e orientações políticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) presentes no Marco de referência de educação alimentar e nutricional para políticas públicas, utilizando o conceito de ideologia em sua relação com educação para fundamentar a discussão. O percurso metodológico adotado compreendeu a pesquisa documental e a análise documental, que possibilitaram sistematizar a avaliação do documento a partir das dimensões propostas por Cellard. O documento apresenta seus princípios e orientações para as práticas de EAN de modo idealizado, e simplificado, ainda que o tema seja denso e complexo. Foram analisados aspectos complexos de contradições inerentes ao processo educativo, como o uso de um discurso que se pretende transformador, fundamentado na educação libertadora freiriana, mas que não escapa de um aspecto “bancário”, quando reflete a intenção de moralizar práticas, regulando-as em um modelo que se quer ‘certo sobre um fazer EAN’ que tensiona com a realidade da desigualdade social perversa brasileira.

DOI: 10.12957/demetra.2017.28669

 

 

 

Biografia do Autor

Marina Noronha Costa do Nascimento, INJC/UFRJ

Mestre em Nutrição pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Marina Noronha Costa do Nascimento

 

Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição Josué de Castro.

Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho


Shirley Donizete Prado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição.

Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Shirley Donizete Prado

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Nascimento, M. N. C. do, Carvalho, M. C. da V. S., & Prado, S. D. (2017). ANÁLISE SOBRE ORIENTAÇÕES POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(3), 637–664. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28669