ENTRE O ENSINO E A PESQUISA: O PAPEL DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NA VISÃO DE PESQUISADORES DO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA

Autores

  • Maria Nair Rodrigues Salvá Doutoranda em Administração UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - Prof. José de Souza Herdy Escola de Ciências Sociais Aplicadas - ECSA Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA Rua da Lapa, 86 = Centro 20021-180 Rio de Janeiro – RJ, Brasil Tel.: 21 2531-8804
  • Rejane Prevot Nascimento Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - Prof. José de Souza Herdy Escola de Ciências Sociais Aplicadas - ECSA Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA Rua da Lapa, 86 = Centro 20021-180 Rio de Janeiro – RJ, Brasil Tel.: 21 2531-8804

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28503

Palavras-chave:

Saúde Coletiva. Ensino Superior. Docente.

Resumo

Este artigo busca analisar o papel do docente no ensino superior a partir da perspectiva dos pesquisadores do campo da Saúde Coletiva. No novo cenário político de reformas da pós-graduação brasileira, o processo de avaliação deslocou a centralidade na docência para a pesquisa, face aos paradigmas educacionais implementados ao longo dos últimos trinta anos. Este foram sustentados ideologicamente pelo conceito de sociedade da (super)produção do conhecimento, trazendo uma nova condição às práticas didático-pedagógicas dos professores/pesquisadores de pós-graduação stricto sensu, cada vez mais competitivos e submetidos à lógica produtivista do mercado. Para tanto, realizou-se estudo de caso no campo da Saúde Coletiva, em uma instituição pública federal de Ciência e Tecnologia em Saúde. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram produzidos através de entrevistas de profundidade com professores/pesquisadores de um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde Pública da referida instituição, e analisadas através do método da análise de conteúdo. Para dar suporte ao estudo, realizou-se uma breve análise dos impactos da globalização neoliberal nos processos de transformação da vida universitária brasileira; em seguida, foram resgatadas as teorias acerca do papel do docente na sociedade do conhecimento; por fim, propôs-se um diálogo entre a constituição da alienação no trabalho docente, sob a perspectiva de Marx, e os efeitos de subjetivação advindos do contexto atual do ensino superior no Brasil.

DOI: 10.12957/demetra.2017.28503

 

Biografia do Autor

Maria Nair Rodrigues Salvá, Doutoranda em Administração UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - Prof. José de Souza Herdy Escola de Ciências Sociais Aplicadas - ECSA Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA Rua da Lapa, 86 = Centro 20021-180 Rio de Janeiro – RJ, Brasil Tel.: 21 2531-8804

Doutoranda em Administração e Mestre em Administração pela Universidade do Grande Rio (2013) e Bacharel em Direito pela Universidade Santa Úrsula (1994), com especialização em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá (2002). Tem experiência de pesquisa na área de Administração, atuando principalmente nos estudos organizacionais que abordam discursos e práticas de gestão do trabalho e seus impactos sobre os trabalhadores. (Texto informado pelo autor)

Rejane Prevot Nascimento, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - Prof. José de Souza Herdy Escola de Ciências Sociais Aplicadas - ECSA Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA Rua da Lapa, 86 = Centro 20021-180 Rio de Janeiro – RJ, Brasil Tel.: 21 2531-8804

Cientista Social (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1992), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Grande Rio e Professora Licenciada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência de pesquisa e docência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: flexibilidade, trabalho e relações de trabalho, controle e dominação no trabalho, estudos críticos e desenvolvimento local.

Publicado

2017-11-04

Como Citar

Salvá, M. N. R., & Nascimento, R. P. (2017). ENTRE O ENSINO E A PESQUISA: O PAPEL DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NA VISÃO DE PESQUISADORES DO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(4), 1083–1099. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28503

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE