CONSUMO ALIMENTAR DE CRIANÇAS DE SEIS A DOZE MESES E PERFIL SÓCIODEMOGRÁFICO MATERNO

Autores

  • Fernanda de Bona Coradi Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, RS.
  • Silvania Moraes Bottaro Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, RS.
  • Vanessa Ramos Kirsten Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, RS.

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28060

Palavras-chave:

Consumo de Alimentos. Nutrição da Criança. Política Nutricional.

Resumo

Objetivo: avaliar o consumo alimentar de crianças de 6 a 12 meses de idade e sua relação com variáveis sociodemográficas maternas, do município de Arvorezinha, RS.  Método: estudo transversal com crianças que avaliou consumo alimentar no dia anterior por meio dos formulários do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) de 2008 e 2015 e variáveis maternas aferidas através de formulário desenvolvido pelos pesquisados, sendo as mães as entrevistadas. Resultados: verificou-se alta frequência na ingesta de comida de sal (95,31%), cereais (90,48%), fruta (87,30%) e legumes (70,31%), e baixa frequência na ingesta de mingau com leite (31,81%), verdura de folha (15,64%), embutidos (7,94%) e fígado (4,76%). As variáveis maternas idade, direito à licença-maternidade, a escolaridade, a renda e ser beneficiário do programa Bolsa Família tiveram associação com consumo alimentar dos filhos. Discussão: os resultados encontrados são semelhantes a demais estudos publicados e têm forte relação com recomendações de uma Alimentação Saudável para Menores de Dois Anos. Conclusão: as crianças apresentaram consumo alimentar saudável, principalmente aos 9 meses, e o perfil sociodemográfico materno demonstrou relação com a alimentação dos filhos.

DOI: 10.12957/demetra.2017.28060

 

Biografia do Autor

Fernanda de Bona Coradi, Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, RS.

Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões e atulamente é residente da atenção ao câncer no Hospital SÃo Vicente de Paulo, de Passo Fundo, RS.

Silvania Moraes Bottaro, Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, RS.

Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Alimentação e Nutrição Materno Infantil. Atualmente ministra as disciplinas de: dietoterapia I, nutrição materno infantil, legislação dos alimentos.

Vanessa Ramos Kirsten, Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, RS.

Atualmente é Professora Adjunta Nível II e Coordenadora do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (Campus - Palmeira das Missões).

Publicado

2017-08-26

Como Citar

Coradi, F. de B., Bottaro, S. M., & Kirsten, V. R. (2017). CONSUMO ALIMENTAR DE CRIANÇAS DE SEIS A DOZE MESES E PERFIL SÓCIODEMOGRÁFICO MATERNO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(3), 733–750. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28060