QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA COMIDA DE RUA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS

Autores

  • Marlene Azevedo Magalhães Monteiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Daniella Bruno Dutra Universidade Federal de Minas Gerais
  • Flávia Alcantara Torres Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roseane Batitucci Passos de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rita de Cássia Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Aparecida Vieira Teixeira Garcia Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.27519

Palavras-chave:

Comida de Rua. Segurança dos Alimentos. Vigilância Sanitária.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade microbiológica dos alimentos comercializados pelos ambulantes de Belo Horizonte, MG. A amostra foi definida estatisticamente e composta por 51 ambulantes de alimentos: 48 concordaram em responder ao questionário socioeconômico e a lista de verificação; 50, a aferição da temperatura do alimento; e 5, a análise microbiológica (alimento, utensílio e mão do ambulante). A média de idade foi de 41 anos (DP ± 15), 21% das sobras eram reaproveitadas, 43,8% dos ambulantes não mantinham os cabelos protegidos por touca ou rede, 87,5% manuseavam dinheiro antes de manipular alimentos. Apenas 18,7% dos alimentos quentes apresentaram temperaturas adequadas conforme o padrão adotado. Foram encontradas inadequações para Aeróbios Mesófilos Viáveis (100%), Coliformes a 35º C (60%), Staphylococcus aureus (60%), Bacillus cereus (20%) e Salmonella spp. (60%). Todas as amostras de utensílios foram consideradas com má higienização, e coliformes a 35° C estiveram presentes em todas as mãos dos ambulantes analisadas. As condições de infraestrutura, higienização dos equipamentos e utensílios e higiene pessoal dos entrevistados estavam deficientes. Faz-se necessário intervir e capacitar os ambulantes para que a comercialização dos alimentos ocorra de forma segura para o consumidor. Além disso, é preciso elaborar uma legislação sanitária específica para este tipo de comércio.

DOI: 10.12957/demetra.2017.27519

 

Biografia do Autor

Marlene Azevedo Magalhães Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Nutricionista, Mestre e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, docente do curso de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais.

Daniella Bruno Dutra, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Nutrição, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais

Flávia Alcantara Torres, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Nutrição, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais

Roseane Batitucci Passos de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência de Alimentos, Faculdade de Farmácia, Departamento de Alimentos.  Universidade Federal de Minas Gerais.

Rita de Cássia Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Departamento de Nutrição, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Aparecida Vieira Teixeira Garcia, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência de Alimentos. Faculdade de Farmácia – Departamento de Alimentos.

Publicado

2017-08-26

Como Citar

Monteiro, M. A. M., Dutra, D. B., Torres, F. A., Oliveira, R. B. P. de, Ribeiro, R. de C., & Garcia, M. A. V. T. (2017). QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA COMIDA DE RUA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(3), 781–794. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.27519