AMBIENTES ALIMENTARES UNIVERSITÁRIOS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Mariana Cardozo
  • Cláudia Roberta Bocca Santos
  • Helena Silva do Nascimento
  • Ionã Pereira Gomes dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.26799

Palavras-chave:

Hábitos alimentares. Comportamento alimentar. Universidades. Hábitos Alimentares. Comportamento Alimentar. Universidades.

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção dos estudantes de Nutrição sobre o ambiente alimentar em uma instituição de ensino superior do Rio de Janeiro. Metodologia: Foi realizado um estudo qualitativo adotando grupos focais, sendo convidados estudantes de 18 a 30 anos dos cursos integral e noturno. Utilizou-se análise temática com categorias analíticas do material empírico: “caracterização do ambiente alimentar universitário”, “o que é ambiente alimentar universitário?”, “potencialidades e constrangimentos do ambiente alimentar universitário” e “o papel da instituição de ensino na promoção de um ambiente alimentar universitário saudável”. Resultados: Participaram um total de 15 estudantes de graduação, de ambos os sexos, distribuídos em três grupos focais, com média de idade de 24 anos. A pesquisa refere-se ao período entre 2010 e 2015. Os participantes ressaltaram características do ambiente alimentar, indicando melhorias em relação à oferta de água potável e de opções de alimentação desde seu ingresso. Destacaram as opções de alimentação no entorno, ressaltando, no entanto, que são muito caras. O estudo não pretendeu analisar o ambiente alimentar universitário, mas apresenta uma breve caracterização do mesmo, no que tange à disponibilidade de alimentos, acessibilidade, variedade e custo. Discussão: Estudos revelam que o ambiente alimentar universitário ainda não é capaz de promover saúde, no que diz respeito à disponibilidade de alimentos adequados e saudáveis. O restaurante universitário é considerado um potencial promotor do acesso à alimentação adequada e salutar. Conclusões: Foi possível perceber a importância que o ambiente alimentar tem na determinação das práticas alimentares dos estudantes, podendo constranger ou favorecer práticas alimentares saudáveis.

DOI: 10.12957/demetra.2017.26799

 

Biografia do Autor

Mariana Cardozo

Nutricionista graduada pela UNIRIO

Mariana Cardozo de Oliveira

Helena Silva do Nascimento

Helena Silva do Nascimento

Ionã Pereira Gomes dos Santos

Ionã Pereira Gomes dos Santos

Publicado

2017-05-15

Como Citar

Cardozo, M., Santos, C. R. B., do Nascimento, H. S., & dos Santos, I. P. G. (2017). AMBIENTES ALIMENTARES UNIVERSITÁRIOS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(2), 431–445. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.26799

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE