A AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PELO PNAE NO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES

Autores

  • Rafael Rodrigues
  • Haloysio Mechelli de Siqueira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - campus de Alegre
  • Caio César Soares Biancardi
  • Magda Aparecida Nogueira Andrade
  • Lucas Motte Valente
  • Lorenza Bandeira de Paula

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.26701

Palavras-chave:

alimentação escolar, agricultura, comércio, segurança alimentar e nutricional

Resumo

Este artigo aborda o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Alegre-ES, com o objetivo de caracterizar o processo de compra de alimentos da agricultura familiar para atender a esse mercado, enfocando a evolução desse processo no período de 2013 a 2015. As fontes de dados utilizadas foram as seguintes: os editais das Chamadas Públicas e seus respectivos relatórios, disponíveis no site da prefeitura de Alegre; os projetos de venda das associações rurais disponibilizados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais; e documentos do FNDE, disponíveis em seu site. Verificou-se que o porcentual mínimo de compra obrigatória não foi cumprido no ano de 2013, ficando em 15,52%, mas chegou a 116,68% do repasse do FNDE, em 2014. O número de agricultores de Alegre participantes do programa cresceu 2,8 vezes, de 2013 para 2015, chegando a 39 agricultores. Quanto à diversidade de alimentos, houve um aumento da ordem de 54%, passando de 22, em 2013, para 34 diferentes alimentos adquiridos em 2015. Concluiu-se que o PNAE de Alegre, mesmo diante dos desafios colocados, cumpre o seu papel de interligar a agricultura familiar à alimentação escolar, ajudando a promover o desenvolvimento rural sustentável e, ao mesmo tempo, trazendo segurança alimentar e nutricional às crianças e adolescentes que estudam nas escolas municipais.

DOI: 10.12957/demetra.2017.26701

 

Biografia do Autor

Rafael Rodrigues

Professor da Escola Família
Agrícola de Marilândia-ES.

Haloysio Mechelli de Siqueira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - campus de Alegre

Tenho graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1986), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1993) e doutorado em Produção Vegetal/Socioeconomia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2011). Sou professor efetivo da Universidade Federal do Espírito Santo, no campus de Alegre-ES, desde 1996. Minha experiência profissional se concentra nas áreas de Extensão Rural e Sociologia Rural, com ênfase na formação de agentes de desenvolvimento rural sustentável. Meus principais temas de trabalho são: agroecologia, economia solidária e associativismo.

Caio César Soares Biancardi

Engº Agrônomo autônomo.

Magda Aparecida Nogueira Andrade

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo.

Lucas Motte Valente

Graduando em
Agronomia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Lorenza Bandeira de Paula

Graduanda
em Agronomia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado

2017-02-21

Como Citar

Rodrigues, R., Siqueira, H. M. de, Biancardi, C. C. S., Andrade, M. A. N., Valente, L. M., & Paula, L. B. de. (2017). A AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PELO PNAE NO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(1), 91–112. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.26701

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE