CARACTERÍSTICAS DOS PROCESSOS PRODUTIVOS DE REFEIÇÕES NA IMPLANTAÇÃO DO NutriSus EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Oliva Maria da Silva Sousa UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Cintia Matias Santiago UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Fábio Resende de Araújo UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Joana Eliza Pontes de Azevedo Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz - RN

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.25374

Palavras-chave:

Programas Nacionais de Saúde. Políticas Públicas. Alimentação Escolar.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa descritiva, de levantamento e transversal, que objetiva avaliar as características dos processos produtivos de refeições na implementação do NutriSus em quatro municípios do Rio Grande do Norte. Para a coleta de dados, foram realizadas visitas e entrevistas às creches e ao Responsável Técnico de cada município participante, para observação e abordagem de questionamentos a fim de avaliar como foi a implantação do NutriSus, além de gravações das entrevistas e transcrição dos áudios obtidos. Esses dados possibilitaram o conhecimento sobre as estratégias utilizadas em cada cidade para a implantação do Programa, no intuito de saber se foi necessária a realização de novos planejamentos de cardápios, implantação ou ajustes em algumas preparações e de se verificar como está sendo a aceitabilidade. Para atingir o resultado esperado do Programa,  é imprescindível seguir o esquema de administração recomendado: dois meses de suplementação com intervalo de três ou quatro meses. Nos municípios visitados, foi identificado que a implantação da estratégia se deu apenas como um projeto-piloto, acontecendo em alguns meses do ano de 2014 ou 2015, não completando o ciclo, sem progressão em 2016 e com um número limitado de crianças. Essa descontinuidade deu-se devido ao número insuficiente de sachês enviados aos municípios pelo Ministério da Saúde. Conclui-se que programas nacionalizados que envolvem as três esferas governamentais em seu momento de implementação, como o Nutrisus, precisam de um planejamento consistente, com participação dos atores envolvidos, que englobe os fatores necessários a sua correta execução e abrangência total da população-alvo.

DOI: 10.12957/demetra.2017.25374

 

Biografia do Autor

Oliva Maria da Silva Sousa, UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduada em Nutrição pela UFRN

Cintia Matias Santiago, UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduada em Nutrição pela UFRN

Fábio Resende de Araújo, UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutor em Administração (2015) pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui Graduação em Nutrição pela UFRN (2009) e Mestrado em Administração (2012) pela mesma instituição. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi) da área de Gestão de Alimentação em Coletividades. É docente do Programa de Pós Graduação em Gestão Pública (PPGP/UFRN) e vice Líder do Grupo de Estudos em Metabolismo, Exercício e Nutrição (GEMEN/UFRN).

Joana Eliza Pontes de Azevedo, Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz - RN

Graduada em Nutrição pela UFRN; Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz - RN

Publicado

2017-05-03

Como Citar

Sousa, O. M. da S., Santiago, C. M., de Araújo, F. R., & Azevedo, J. E. P. de. (2017). CARACTERÍSTICAS DOS PROCESSOS PRODUTIVOS DE REFEIÇÕES NA IMPLANTAÇÃO DO NutriSus EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(2), 411–429. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.25374

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE