CONSIDERAÇÕES CONCEITUAIS ACERCA DA SUBJETIVIDADE MASCULINA PARA O CAMPO DA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Autores

  • Roberto Carvalho Alves Filho UERJ Instituto de Nutrição
  • Francisco Romão Ferreira
  • Cristiane Marques Seixas
  • Fabiana Bom Kraemer

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22485

Palavras-chave:

corpo, gênero, alimentação, masculinidade, saúde

Resumo

O presente ensaio apresenta algumas reflexões iniciais construídas no decorrer da produção da dissertação de mestrado intitulada A Saúde no corpo do homem: a construção da subjetividade acerca do corpo masculino na revista Men’s Health. Apresentamos alguns conceitos e referências teóricas utilizadas na dissertação e consideramos este ensaio como uma primeira articulação entre as discussões sobre gênero, saúde, alimentação e consumo. Pretendemos apresentar um mosaico de questões a partir da perspectiva de Howard Becker, para quem a imagem do mosaico é útil, pois nele cada peça acrescentada contribui um pouco para a compreensão do todo. Deste modo, os diferentes fragmentos teóricos aqui reunidos compõem o mosaico e contribuem de modo diferente para nossa compreensão de como a comida, as diferentes masculinidades, os cuidados com a saúde e os discursos da ciência, da mídia e do mercado se articulam no que se intitula “saúde do homem”, produzindo novas subjetividades afeitas ao consumo de modelos ideais de corpo e saúde.

DOI: 10.12957/demetra.2016.22485

 

 

Biografia do Autor

Roberto Carvalho Alves Filho, UERJ Instituto de Nutrição

[1] Psicólogo e Psicanalista, mestrando do programa de Pós Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde, do Instituto de Nutrição e da Universidade do estado do Rio de Janeiro.

Francisco Romão Ferreira

 

[2]Doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública, docente no Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde e pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação (NECTAR) do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

 

Cristiane Marques Seixas

[3]Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, docente e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação (NECTAR) do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Fabiana Bom Kraemer


4

Publicado

2016-08-23

Como Citar

Alves Filho, R. C., Ferreira, F. R., Seixas, C. M., & Kraemer, F. B. (2016). CONSIDERAÇÕES CONCEITUAIS ACERCA DA SUBJETIVIDADE MASCULINA PARA O CAMPO DA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 11(3), 575–589. https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22485