CONSIDERAÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DE COMPETIDORES DE JUDÔ E JIU-JITSU PARA RÁPIDA PERDA DE PESO PRÉ-COMPETIÇÃO

Autores

  • Camila Kelly de Sena Souza Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Edeli Simioni de Abreu Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.22327

Palavras-chave:

rápida perda de peso, jiu-jitsu, judô.

Resumo

O judô e o jiu-jítsu são modalidades de luta que têm base em técnicas de defesa pessoal e possuem código moral específico. Nas modalidades de combate, os competidores são classificados levando-se em consideração a idade e o peso, além da graduação técnica dentre a modalidade praticada. Em virtude dessa classificação, comumente percebe-se competidores que buscam manipular essas variáveis. A manobra mais utilizada e mais citada pelos atletas é a redução do peso corporal em períodos que antecedem os campeonatos, a fim de enfrentar adversários menores e mais leves. Neste trabalho, objetivou-se investigar os métodos para perda de peso usados por competidores de judô e jiu-jítsu e o discurso para justificar a conduta. Participaram do estudo competidores do sexo masculino, de diversas graduações de judô e jiu-jítsu. As informações foram coletadas com aplicação de um questionário com perguntas específicas abertas e fechadas sobre alimentação, treino e competições, além de sobre medidas antropométricas. A amostra foi composta por seis atletas do jiu-jítsu e quatro judocas, com idade média de 23,1 anos e todos com tempo total de treino superior a 12 meses. Apenas um atleta afirmou não ter familiaridade com quaisquer técnicas para rápida perda de peso; cinco declararam realizar alguma manobra para manipulação do peso e quatro atletas disseram que apenas conheciam os métodos. De acordo com os comentários que expunham as opiniões dos indivíduos sobre tais práticas, foi construído o “Discurso do sujeito coletivo”, o que resultou em duas vertentes: uma a favor da manobra (judô), e outra com ressalvas (jiu-jítsu). Pode-se concluir que os métodos para rápida perda de peso usados por atletas atualmente são praticados há décadas e seus efeitos deletérios são mencionados na literatura. Os atletas conhecem, de modo geral, os efeitos negativos dessas práticas, mas não interrompem tal hábito.

DOI: 10.12957/demetra.2017.22327

 

 

Biografia do Autor

Camila Kelly de Sena Souza, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nutricionista graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Edeli Simioni de Abreu, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nutricionista e Doutora em Saúde Pública, área de concentração - Nutrição, pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, SP, Brasil. Docente do curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.

Publicado

2017-01-29

Como Citar

Souza, C. K. de S., & Abreu, E. S. de. (2017). CONSIDERAÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DE COMPETIDORES DE JUDÔ E JIU-JITSU PARA RÁPIDA PERDA DE PESO PRÉ-COMPETIÇÃO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(1), 5–20. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.22327

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE