HÁBITOS ALIMENTARES E SOCIABILIDADE NO HORÁRIO DE ALMOÇO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Niara Ulhoa Curso de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia
  • Ana Elisa Rinaldi Curso de Nutrição - Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Uberlândia
  • Monica Chaves Abdala Instituto de Ciências Sociais e dos Mestrados em Ciências Sociais e em História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2015.16044

Palavras-chave:

Almoço, comportamento alimentar, sociabilidade

Resumo

O ato de se alimentar, além de satisfazer as necessidades fisiológicas, envolve sentimentos, emoções, memórias, desejos que influenciam nas escolhas alimentares, podendo também identificar grupos e locais geográficos. O objetivo deste trabalho foi identificar os hábitos e escolhas alimentares de universitários no horário do almoço e o modo como se comportam frente a elas. Foi utilizada metodologia qualitativa, por meio de entrevistas aplicadas com participação de estudantes voluntários no campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia-MG. Os pontos abordados no estudo foram o número diário de refeições, a substituição de refeições completas por refeições rápidas (lanches), as preferências alimentares e a relação entre as escolhas alimentares e a companhia durante as refeições. Concluímos que não há a referida substituição no horário do almoço e que as companhias, o ambiente, a duração e as escolhas alimentares são fatores que interferem no valor nutricional da alimentação dos entrevistados, sinalizando a importância de aspectos culturais e sociais do comer.

 

DOI: 10.12957/demetra.2015.16044

 

 

Publicado

2015-08-21

Como Citar

Ulhoa, N., Rinaldi, A. E., & Abdala, M. C. (2015). HÁBITOS ALIMENTARES E SOCIABILIDADE NO HORÁRIO DE ALMOÇO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 10(3), 539–554. https://doi.org/10.12957/demetra.2015.16044