A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS INFLUENCIA A DISPONIBILIDADE DE RESTAURANTES, BARES E LANCHONETES? UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Autores

  • Daniela Silva Canella Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
  • Ana Clara Fonseca Leitão Duran Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
  • Thamiris Ferreira Tavares Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Patricia Constante Jaime Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2015.14699

Palavras-chave:

Nutrição em Saúde Pública, Alimentação, Ambiente, Restaurantes, Meios de Transporte, Fatores Socioeconômicos

Resumo

Objetivo: Descrever a distribuição de restaurantes, bares e lanchonetes no município de São Paulo; e avaliar a correlação entre a densidade desses estabelecimentos e a rede de transporte público, utilizada como proxy da circulação de pessoas. Metodologia: Estudo transversal no qual foram auditados todos os restaurantes, bares e lanchonetes e similares, encontrados nos 52 setores censitários avaliados, pertencentes a 13 diferentes distritos administrativos do município de São Paulo. Foi realizada análise descritiva dos dados e avaliada a correlação entre a densidade de estabelecimentos e da rede de transporte público, ajustada pela renda familiar no distrito administrativo onde cada estabelecimento estava localizado. Resultados e Discussão: Foram avaliados 472 restaurantes, bares e lanchonetes, sendo a maioria encontrada em áreas de nível intermediário de renda. A densidade total de estabelecimentos foi correlacionada de forma positiva com a densidade de rede de transporte público, ajustada pela renda familiar. Resultado semelhante foi encontrado quando apenas os restaurantes de comida rápida foram incluídos na análise. Em outros países, a relação entre transporte público e ambiente alimentar tem sido explorada apenas em relação ao acesso a supermercados e hipermercados e ao consequente melhor acesso a alimentos saudáveis. Conclusão: Verificou-se maior densidade de restaurantes, bares e lanchonetes em áreas com maior cobertura da rede de transporte público, assim intervenções focadas no ambiente alimentar devem priorizar áreas com maior densidade de transporte público, a fim de atingir um grande número de pessoas e estabelecimentos, garantindo a aplicabilidade dos recursos.

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2015.14699

 

 

Biografia do Autor

Daniela Silva Canella, Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Nutricionista. Mestre e Doutora em Nutrição em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo

Publicado

2015-04-24

Como Citar

Canella, D. S., Duran, A. C. F. L., Tavares, T. F., & Jaime, P. C. (2015). A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS INFLUENCIA A DISPONIBILIDADE DE RESTAURANTES, BARES E LANCHONETES? UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 10(1), 109–118. https://doi.org/10.12957/demetra.2015.14699

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE