REPERCUSSÕES DAS INTERVENÇÕES DOMICILIARES NA CONTINUIDADE DO ALEITAMENTO MATERNO

Autores

  • Bárbara Maldonado Tomazetti Curso de Nutrição. Centro Universitário Franciscano
  • Adriane Cervi Blümke Curso de Nutrição. Centro Universitário Franciscano
  • Franceliane Jobim Benedetti Curso de Nutrição. Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2015.13599

Palavras-chave:

Saúde materno-infantil, Aleitamento materno, Leite humano

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar as repercussões de intervenções domiciliares na continuidade do aleitamento materno. Trata-se de estudo experimental não randomizado, com coleta de dados e intervenção realizadas entre janeiro e julho de 2013. Participaram 20 nutrizes (11 no grupo intervenção e nove no grupo controle) que tiveram seus filhos em um hospital público do município de Santa Maria-RS, sendo acompanhadas em seus domicílios logo após a alta da maternidade. Foram realizadas quatro visitas domiciliares (7º, 14º, 30º e 45º dia pós-parto) para coletar os dados e realizar as intervenções com a finalidade de promover e apoiar o aleitamento materno. Os resultados demonstraram que a maioria das mães eram primíparas, possuíam vínculo empregatício e não receberam orientação no pré-natal sobre amamentação nos dois grupos. Além disso, foi identificada alta frequência no consumo de outros leites na dieta dos lactentes, como complemento ao leite materno no final dos 45 dias de vida e frequente uso de chupeta e/ou mamadeira. O estudo apontou que as intervenções domiciliares realizadas foram importantes, no entanto, são necessárias novas pesquisas com maior período de tempo para avaliar a eficácia das intervenções.

DOI: 10.12957/demetra.2015.13599

 

 

Biografia do Autor

Bárbara Maldonado Tomazetti, Curso de Nutrição. Centro Universitário Franciscano

Nutricionista pelo Centro Universitário Franciscano. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Adriane Cervi Blümke, Curso de Nutrição. Centro Universitário Franciscano

Nutricionista, Mestre em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano. Área de atuação: nutrição e saúde coletiva

Franceliane Jobim Benedetti, Curso de Nutrição. Centro Universitário Franciscano

Nutricionista. Doutora em Saúde da Criança e Adolescente. Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano.

Publicado

2015-06-20

Como Citar

Tomazetti, B. M., Blümke, A. C., & Benedetti, F. J. (2015). REPERCUSSÕES DAS INTERVENÇÕES DOMICILIARES NA CONTINUIDADE DO ALEITAMENTO MATERNO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 10(2), 389–403. https://doi.org/10.12957/demetra.2015.13599

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE