Políticas Editoriais

Foco e Escopo

DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, e-ISSN 2238-913X, é periódico científico interdisciplinar editado pelo Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Temos por missão publicar debates, análises e resultados de investigações relevantes para o campo da Alimentação, Nutrição e Saúde.

Recebemos originais provenientes tanto do campo Biomédico, quanto das Ciências Sociais e Humanas ou das Ciências Agrárias ou das Engenharias e outros que abordem temas relativos a comida, alimento ou nutriente.

Nossa revista é eletrônica, de acesso aberto e de fluxo contínuo. Recebemos, gratuitamente, originais em português, espanhol ou inglês. Após avaliação por pares, divulgamos, sem custos para o autor ou para o leitor, textos completos em duas versões: português e inglês ou espanhol e inglês.

O título abreviado do periódico é Demetra, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

A base financeira que mantem a revista advém da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Instituto de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde.

São nossos ojetivos:

a) divulgar a produção científica da área de Alimentação, Nutrição e Saúde e áreas afins;

b) estimular o debate científico e acadêmico sobre temas de relevância para a comunidade científica;

c) contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico na área de Alimentação, Nutrição e Saúde

Nossos compromissos:

a) proceder com máxima agilidade a avaliação dos originais;

b) publicar rapidamente os manuscritos aprovados;

c) investir na indexação da revista em bases nacionais e internacionais;

d) manter gratuito o acesso aos textos completos sempre em inglês e ainda português ou espanhol;

e) manter gratuito o processo de submissão dos originais, sua avaliação e publicação;

f) zelar constantemente por procedimentos éticos na ciência;

g) manter aberto canal de comunicação com atores sociais que atuam no campo da Alimentação e Nutrição e da ciência como um todo.

 

DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde dá continuidade ao título CERES: Nutrição & Saúde / Nutrition & Health, ISSN 1981-0881, em atividade de 2006 até 2011.

 

Políticas de Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Alimentação para Coletividades

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciência e Tecnologia de Alimentos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciências Humanas e Sociais em Alimentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Nutrição Básica e Experimental

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Nutrição Clínica

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Perspectivas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Texto que expressa posicionamentos dos editores da revista.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos que atenderem à normalização conforme as "Diretrizes para Autores" são encaminhados para avaliação prévia e, se aprovados, enviados aos avaliadores ad hoc selecionados pelos editores.

Cada manuscrito é encaminhado para dois avaliadores ad hoc de reconhecida competência na temática abordada. Havendo divergência, um terceiro parecer é solicitado.

O procedimento de avaliação por pares é sigiloso quanto à identidade dos autores e dos avaliadores (duplo cego). O texto original não deve incluir qualquer informação que permita a identificação de autoria; os dados dos autores devem ser informados na página de rosto.

O parecer indica:

[a] manuscrito recomendado para publicação;

[b] manuscrito recomendado para publicação com solicitação de pequenas reformulações;

[c] manuscrito recomendado para publicação com solicitação de grandes reformulações;

[d] manuscrito não recomendado para publicação.

A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos editores. Em quaisquer desses casos, o autor será comunicado.

 

 

Periodicidade

Anual de 2006 a 2008. Quadrimestral de 2009 a 2013. Trimestral a partir de 2014. Fluxo contínuo a partir de 2019.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial de conhecimentos e saberes.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indicação obrigatória de Núcleo de Saberes para avaliação dos artigos

1. Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva

2. Alimentação para Coletividades

3. Ciência e Tecnologia de Alimentos

4. Ciências Humanas e Sociais em Alimentação

5. Nutrição Básica e Experimental

6. Nutrição Clínica

 

 

Indexação

Fontes de Indexação

  • LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
  • J4F - Journals for Free
  • FMJ - Free Medical Journals
  • IBICT SEERPortal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • LATINDEXSistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espana y Portugal
  • DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • ROADDirectory of Open Access scholarly Resource
  • DRJI - Directory of Research Journals Indexing
  • OAJI - Open Academic Journals Index
  • OJS - Open Journals Sistem
  • DIADORIM - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras
  • PERIÓDICA - Índice de Revistas Latinoamericanas en Ciencias
  • EBSCOInformation Services
  • GALE - Cengage-Learning
  • PERIÓDICOS CAPES
  • GOOGLE SCHOLAR
  • REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

 

Ética e publicação

Pesquisas envolvendo seres humanos

O manuscrito deve incluir a informação referente à aprovação por Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos, conforme a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Na parte “Metodologia”, constituir o último parágrafo com clara afirmação deste cumprimento. O manuscrito deve ser acompanhado de cópia de aprovação do parecer do Comitê de Ética.

Ensaios clínicos

DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos, em acesso aberto. Sendo assim, somente são aceitos para publicação os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS, ICMJE e WHO - http://www.who.int/ictrp/network/primary/en/ , cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE - http://www.icmje.org/ . O número de identificação deverá ser registrado ao final do resumo.

Experimentos com animais

Em caso de trabalhos experimentais com animais, os princípios éticos do Colégio Brasileiro de experimentação Animal (COBEA), bem como, as normas do Guide for Care and Use of Laboratory Animals (Institute of Laboratory Animal Resources, Commission on Life Sciences.National Research Council, Washington, D.C., 1996) devem ser respeitados. As drogas e substâncias químicas eventaulmente utilizadas na realização dos estudos devem ser precisamente identificadas.

Conflito de Interesses

Quando o original é baseado em tese ou dissertação, é necessário indicar o nome do autor, título, ano, nome do programa de pós-graduação e instituição onde foi apresentada.

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.

Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista