Corpos “imperfeitos” como objetos de reflexão a respeito dos ideais de beleza e perfeição propagados pela mídia nas interações entre a moda e a arte

Autores

  • BORGES Todeschini Virgínia

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2014.9972

Palavras-chave:

corpo, moda, artes visuais

Resumo

Este artigo aborda a problemática do corpo como objeto de reflexão nas interações entre a moda e a arte, por meio da análise de trabalhos de moda que fazem referência ao universo da arte — um realizado pelo estilista brasileiro Carlos Miele (1999) e outro pelo estilista alemão Karl Lagerfeld (2009). Estas imagens de corpos “imperfeitos”, ou que desviam da dita “normalidade”, trazem à tona questionamentos a respeito dos ideais de perfeição e modelos corporais (re)produzidos pela mídia e pela moda.

Biografia do Autor

BORGES Todeschini Virgínia

Virgínia Todeschini Borges é doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999).

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Publicado

2014-08-19

Edição

Seção

Corpo: imperfeições, performances e fragilidades