Apresentação

Autores

  • Daniela Muzi
  • Helena Klang

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2010.859

Resumo

Fomentar e potencializar o diálogo entre os novos pesquisadores de comunicação, propiciando a troca de conhecimentos e métodos de pesquisa. Com esse espírito, o programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj (PPGCOM-Uerj) promove anualmente um seminário interno organizado pelos próprios alunos, onde recém-chegados e quase mestres apresentam suas pesquisas.

Para este número especial da Contemporânea foram selecionados alguns artigos da edição de 2009 do seminário. É com muito prazer que nós, editoras executivas e também alunas do programa, apresentamos o Dossiê Primeiros Avanços. A jovialidade do programa – criado em 2001 – e a diversidade de pesquisas nas linhas de Tecnologias de Comunicação e Cultura e Comunicação de Massa, Cidade e Representação Social estão representadas na produção dos seus alunos.

A temática do corpo ganha espaço nesta edição com dois artigos sobre as curvas da mulher brasileira. Ainda sobre representações sociais, a partir de veículos impressos, dois artigos analisam o racismo no futebol carioca e a busca pela qualidade de vida.

Na linha de Tecnologias, a internet marca presença com análises sobre blogs confessionais e de conteúdo eleitoral. Política cultural na era digital também está em questão. Mas ainda há espaço para o cinema em artigos sobre os usos da tecnologia digital no documentário e o som eletrônico. Na esteira das experimentações com as tecnologias, um artigo sobre a evolução dos avatares em videogames. Nada mais contemporâneo do que a diversidade.

Aproveitem esta edição!


Daniela Muzi
Helena Klang

Editoras-executivos

Biografia do Autor

Daniela Muzi

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj e bolsista da Capes.

Downloads

Publicado

2010-10-04

Edição

Seção

Apresentação