O Projeto Oficine-se e a democratização do acesso ao cinema no Rio de Janeiro

Autores

  • Marcelo Ernandez Macedo
  • Carolina Ficheira
  • Rodrigo Guerón

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2010.817

Palavras-chave:

Política áudio-visual, política cultural, sociologia da cultura, acesso ao cinema, cineclubes

Resumo

Este artigo discute a democratização do acesso ao cinema  e apresenta alguns resultados de uma extensa pesquisa sobre o projeto “Oficine-se”, que tem como objetivo principal a implantação de núcleos de exibição cinematográfica em escolas públicas do interior do  Estado do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Marcelo Ernandez Macedo

 

Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1995) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Comunicação Social da Uerj, Pesquisador do Núcleo de Estudos Estudos em Economia e Cultura (NUCEC) do Museu Nacional/UFRJ, Coordenador do Núcleo de Extensão da Faculdade de Comunicação Social da Uerj. Vem atuando principalmente nas seguintes áreas: sociologia da cultura, comunicação comunitária, movimentos sociais, antropologia rural e antropologia visual.

 

Carolina Ficheira

Formada pela Universidade Federal Fluminense em Produção Cultural, mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, gerencia a exibidora Vila Cine no Cine Joia. Também é parecerista da Lei Rouanet e da  Lei do ICMS. Os seus últimos trabalhos foram: pesquisadora e fez o som direto do filme Na trilha do Cinema e coordenou o projeto Leitura para todos e Oficine-se no Ponto Cine.

Rodrigo Guerón

Professor Adjunto do Institutode Artes da UERJ. Doutor em Filosofia (Estética e Filosofia da Arte), autor do livro: " Da Imagem ao Clichê, do Clichê à Imagem: Deleuze Cinema e Pensamento". Mestre e bacharel em Filosofia pela UFRJ. Diretor e roteirista de cinema e video, diretor dos curtamentargens 750 Cidade de Deus, Clandestinidade e Eu Estou Bem cada vez Melhor.

Downloads

Publicado

2011-01-24