Moda e Design: linguagens contemporâneas na construção teórica e crítica

Autores

  • Mônica Moura FAAC/UNESP/Bauru
  • Kathia Castilho Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM)

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2013.7658

Palavras-chave:

moda, design, linguagem, teoria, crítica.

Resumo

Esse artigo tem como proposta colaborar para o processo de construção de uma teoria científica e crítica a partir da inter-relação dos campos do design e da moda. Nesse sentido, elenca as questões da moda e do design no contemporâneo, as tensões existentes entre esses dois campos e apresenta os aspectos de linguagem destas duas áreas. Esperamos que o enfoque e as questões aqui tratadas possam contribuir e colaborar em estudos, pesquisas, discussões e reflexões que levem ao aprofundamento dessas relações na constituição de uma teoria da moda e do design.

Biografia do Autor

Mônica Moura, FAAC/UNESP/Bauru

Pesquisadora e professora no Departamento de Design e no Programa de Pós Graduação em Design (FAAC/UNESP/Bauru) e professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Artes (IA/UNESP/SP), coordenadora do grupo de pesquisa Design Contemporâneo.

Kathia Castilho, Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM)

Doutora em Comunicação e Semiótica, pesquisadora independente, presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM), diretora da Estação das Letras e Cores Editora, coordenadora do grupo de pesquisa Moda, consumo e cidade no Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC-SP.

Downloads

Publicado

2013-12-08

Edição

Seção

Dossiê Moda, cidade e produção de sentidos