Alta costura, aura e reprodutibilidade técnica

Autores

  • Dhora Costa Pontifícia Universidade Católica - PUC - São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2013.7637

Palavras-chave:

"Alta costura", "aura", "Revolução Industrial"

Resumo

O presente artigo trabalha com a hipótese de que a chamada “alta costura” recobriu-se inicialmente da qualidade “aurática” que Walter Benjamin atribuiu aos objetos artísticos inimitáveis, bem como a perda dessa mesma condição a partir da produção em série do vestuário no século XX.

Biografia do Autor

Dhora Costa, Pontifícia Universidade Católica - PUC - São Paulo - SP

Graduada em Administração de Empresas (UNICAP/PE), Especiaçlista em Moda e Criação, Mestra em Comunicação (UNIP/SP), doutoranda em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Docente do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Istituto Europeo di Design São Paulo.

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Publicado

2013-12-08

Edição

Seção

Dossiê Moda, cidade e produção de sentidos