Imagem digital e cinema de animação: uma abordagem crítico-comparativa do uso do 3D no cinema de animação contemporâneo

Autores

  • Emmanoel Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2010.763

Palavras-chave:

imagem digital, cinema de animação, representação

Resumo

Nos últimos anos a imagem digital tem despertado grande interesse dos produtores de filmes de animação. Muitos desses filmes utilizam imagens realistas, em alta definição, geradas através da tecnologia 3D. Por outro lado, muitas outras produções, apesar de também utilizarem modernas ferramentas digitais, aplicam-nas em soluções estéticas distintas, optando por uma representação mais ‘simbólica’ do real. Este artigo apresenta e comenta algumas categorias de representação no cinema de animação contemporâneo, alem de discutir como elas influenciam a percepção do público espectador.

Biografia do Autor

Emmanoel Ferreira

Professor Assistente do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF; professor do curso de Comunicação Social da UNISUAM; doutorando em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ.

Downloads

Publicado

2011-01-24