Ordem, consumo e rock and roll: a “Cidade do Rock” e o sonho da pureza urbana.

Autores

  • Bruno Thebaldi

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2013.7458

Resumo

Queremos entender, neste artigo, por quea Cidade do Rock é comumente descritacomo “cidade dos sonhos”. Para isso, discutimos sobre o processo de ascensão domodelo de ordem social em vigor, especialmente a partir de três importantestransformações – que abrangem os âmbitos sociocultural, político e econômico -,ocorridas nos últimos dois séculos -, as quais são percebidas em compasso com aemersão dos valores da “cultura da mídia”. São elas: uma transição entre osideais de cidadão e consumidor; uma mudança na política doEstado; e uma reconfiguração na percepção do tempo.

Biografia do Autor

Bruno Thebaldi

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF) e Bacharel em Estudos de Mídia, também pela UFF.

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Publicado

2013-12-08

Edição

Seção

Conexões - Consumo e experiência