Imprensa e a Copa do Mundo como Festa da Nação

Autores

  • Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2013.7254

Palavras-chave:

festa, futebol, Copa de 1962, identidade nacional

Resumo

A Copa do Mundo pode ser considerada uma festa. Abordada como tal nos meios de comunicação, o evento, indubitavelmente, mobiliza a sociedade brasileira de quatro em quatro anos. Neste artigo buscaremos, em diferentes autores, os elementos que constituem uma festa, passando pela construção do futebol como identidade nacional nos anos 1930. Analisaremos como as narrativas midiáticas, em especial os jornais, ajudam a reproduzir esta ideia e como os elementos da festa fazem o país parar para acompanhar a seleção durante a competição.

Biografia do Autor

Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006), especialização em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pela FACHA-IGEC-RJ (2012). Atuou por 5 anos na Rádio Universitária da UFJF. Foi bolsista do Sport Club Juiz de Fora em 2002. Por 4 anos atuou como Editor de VT no Estúdio da Faculdade de Comunicação da UFJF. Apresentou o programa Desafio Esportivo na TV Alterosa de julho de 2010 a dezembro de 2010. Atualmente trabalha no webprograma Comentário Miojo. Pesquisador do Grupo Esporte e Cultura da UERJ. Integra também o Grupo de Pesquisa Comunicação e Esporte, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Autor do livro GARRINCHA X PELÉ: influência da mídia na carreira de um jogador (2012). Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação com ênfase em Rádio, TV e Jornalismo Esportivo, Copas do Mundo e identidade nacional.

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Publicado

2013-12-08

Edição

Seção

Conexões - Mídia e identidade