Imprensa e a Copa do Mundo como Festa da Nação
DOI:
https://doi.org/10.12957/contemporanea.2013.7254Keywords:
festa, futebol, Copa de 1962, identidade nacionalAbstract
A Copa do Mundo pode ser considerada uma festa. Abordada como tal nos meios de comunicação, o evento, indubitavelmente, mobiliza a sociedade brasileira de quatro em quatro anos. Neste artigo buscaremos, em diferentes autores, os elementos que constituem uma festa, passando pela construção do futebol como identidade nacional nos anos 1930. Analisaremos como as narrativas midiáticas, em especial os jornais, ajudam a reproduzir esta ideia e como os elementos da festa fazem o país parar para acompanhar a seleção durante a competição.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.