Redes sociais baseadas em localização: notas sobre dimensões técnicas, espaciais e sociais

Autores

  • Paulo Victor Barbosa de Sousa Publicitário, mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia e doutorando pela mesma instituição

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2013.6968

Resumo

Resumo

Este artigo realiza uma revisão bibliográfica sobre redes sociais baseadas em localização, com ênfase no serviço Foursquare. Apresentam-se pesquisas sobre seus usos, suas apropriações e demais decorrências reunidas em quatro tópicos: motivações e condições de uso; recompensas e engajamento; padrões espaço-temporais; questões sobre privacidade. Conclui-se que os vínculos nesse tipo de rede se dão tanto em relação aos lugares explorados quanto aos laços sociais já existentes e que, dessa forma, o gerenciamento de impressão da própria imagem parece ter papel preponderante nas dinâmicas baseadas em localização.

Palavras-chave: mídia locativa; mobilidade; redes sociais; Foursquare.

 

Abstract

This paper intends to do a literature review of location-based social networks and focuses on Foursquare. We present here researches about its uses, deviations and consequences, sorted by four topics: motivations and circumstances of use; rewards and engagement; spatial and temporal patterns; concerns about privacy. We conclude considering the ties composed in this kind of network arise from exploring places as well as based on existing social bonds. So impression management seems to play an important role in location-based dynamics.

Keywords: locative media; mobility; social networks; Foursquare.

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