O Rio de Janeiro do imaginário de Hollywood como instrumento de propaganda ideológica

Autores

  • Carlos Alexandre Moreno

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2010.690

Palavras-chave:

imaginário, cinema, ideologia, Hollywood, Rio de Janeiro.

Resumo

Este artigo procura analisar a construção do imaginário estadudinense sobre o Brasil, a partir de filmes que abordam o Rio de Janeiro, produzidos por estúdios americanos nas primeiras décadas do século XX. Na relação EUA-Brasil, pretende avaliar o uso do cinema como instrumento de propaganda ideológica.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Moreno

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2010-07-16

Edição

Seção

Artigos