Ouvir música na cidade: experiência auditiva na paisagem sonora urbana do hipercentro de Belo Horizonte

Autores

  • Pedro Silva Marra
  • Luiz Henrique Garcia

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2012.3178

Palavras-chave:

espaço urbano, experiência auditiva, música, paisagens sonoras, sonoridades

Resumo

Diariamente, o Centro da cidade de Belo Horizonte recebe milhares de habitantes, que vão a região em caminho do trabalho, para resolver questões ou fazer compras. Esta grande variedade de pessoas produz uma grande quantidade e diversidade de sons que produzem uma sonoridade bastante rica no local. O presente trabalho volta sua escuta para as músicas que tocam na região, seja ao vivo, ou em caixas de som, buscando perceber, no encontro de uma variedade de peças musicais, marcas da negociação da paisagem sonora urbana.

Biografia do Autor

Pedro Silva Marra

Jornalista, graduado em Comunicação Social pela UFMG (2004), mestre pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Fafich, UFMG. É membro da Associação Filmes de Quintal que produz o Festival do Filme Documentário e Etnográfico, Fórum de Antropologia, Cinema e Vídeo. É pesquisador do grupo Centro de Convergência de Novas Mídias UFMG, do Laboratório Cartografias Urbanas onde investiga a relação entre o espaço e a escuta, focando, atualmente, a sonoridade dos estádios de futebol. É professor do instituto Metodista de Minas Gerais - Izabella Hendrix, nos cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda). Na mesma instituição já atuou no curso tecnológico de Design de Interiores. Foi coordenador do Programa Cultura Viva, do Minisitério da Cultura, em Minas Gerais e professor do IEC PUC, no curso de especialização Comunicação e Processos Criativos, na disciplina Paisagens Sonoras e escuta Criativa Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação e Produção Sonora, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, vídeo, rádio, linguagem sonora, som para audiovisual, cidade e esporte.

Luiz Henrique Garcia

Doutor em História Social da Cultura pelo PPGHIS/UFMG. Coordenador do Observatório de Museus e Membro do CCNM/UFMG. Professor do curso de Museologia da Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2012-11-01

Edição

Seção

Dossiê Música, Mídia e Espaço Urbano