Metal Machine Music. A “estética do ruído” na música popular massiva

Autores

  • Fabricio Lopes Silveira

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2012.3113

Palavras-chave:

Música popular massiva, noise-rock, “estética do ruído”, Lou Reed

Resumo

O álbum Metal Machine Music, lançado em 1975, pelo cantor e compositor nova-iorquino Lou Reed, é um dos precursores (senão o fundador) de uma “estética do ruído” no universo da música popular massiva. Aqui, procuramos entender e descrever esse curioso registro sonoro, sobretudo no que diz respeito a seu impacto (a influência que exerceu sob certos gêneros e certas experiências musicais que o sucederam) e sua dimensão medial (compreendidos aí tanto os materiais de produção, as técnicas de gravação, os instrumentos e os recursos utilizados, quanto o tipo de experiência e/ou situação fruitiva que propõe). Além disso, num breve conjunto de referências teóricas, revisamos também a própria noção de “ruído” – a qual, sem dúvida, o álbum convoca –, que é tão presente, tão importante historicamente, porém tão pouco valorizada no interior das Teorias da Comunicação.

Biografia do Autor

Fabricio Lopes Silveira

Jornalista. Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação. Professor e pesquisador junto ao PPGCCOM da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS).

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Publicado

2012-11-01

Edição

Seção

Dossiê Música, Mídia e Espaço Urbano