Etnografando os meios de comunicação: reflexões acerca da produção de notícias políticas em dois contextos distintos

Silvia Garcia Nogueira

Resumo


No campo dos Estudos Culturais, a “mídia” vem figurando como um assunto de relevo. Parte das análises sobre ela costuma associá-la ao tema “política”. Na área da Antropologia, porém, os meios de comunicação de massa ainda vêm sendo pouco investigados. Em geral, os estudos tendem a examinar seus produtos (informações veiculadas) ou seus impactos (a recepção). Pouca atenção tem sido dada ao processo de produção e às condições cotidianas a eles relacionadas. Este trabalho pretende, portanto, analisar os pressupostos acerca da relação existente entre esses dois campos (“midiático” e “político”), em particular quanto à produção de notícias “políticas”, tendo como referências uma etnografia realizada no Rio de Janeiro junto a dois grandes jornais e outra junto a cinco emissoras de rádio em Ilhéus (Bahia), em períodos eleitorais.


Palavras-chave


Produção de notícias; Mídia e política; Antropologia dos meios de comunicação.

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DOI: https://doi.org/10.12957/contemporanea.2009.308

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