A narrativa do jogador nos videogames: uma análise dos mecanismos de personalização da narrativa em Fallout 3

Bruno Izidro, Mirna Feitoza Pereira

Resumo


Nos últimos anos, os videogames têm apresentado meios que possibilitam narrativas cada vez mais elaboradas, fazendo com que o jogador se sinta mais atraído pela história. Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa sobre as narrativas personalizadas no contexto dos jogos eletrônicos. O objetivo é identificar os mecanismos que  possibilitam a criação de narrativas personalizadas para cada jogador. A partir dos conceitos de agenciamento, narrativa emergente, narrativas múltiplas e hipertexto, e de observações participantes com o jogo Fallout 3, analisamos dois desses mecanismos: (1) ambientação em mundo aberto e (2) estruturas de diálogos por escolhas. Ao proceder nas análises, concluí-se que esses são dois dos mecanismos que permitem a construção de narrativas personalizadas no contexto dos jogos eletrônicos atuais.

Palavras-chave


videogames; narrativa interativa; Fallout 3; ambientes comunicacionais midiáticos; ecossistemas comunicacionais

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DOI: https://doi.org/10.12957/contemporanea.2012.3040

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