Mapeamento das competências cognitivas no gameplay de Jogos de Realidade Alternada

Autores

  • Thaiane Moreira de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2012.3039

Palavras-chave:

Games Studies, Ciências Cogntivas, Jogos de Realidade Alternada.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender como as modulações cognitivas estão sendo configuradas no processo de se jogar um Alternate Reality Game (ARG), um gênero de jogo que transcende a realidade e a ficcionalidade através de enigmas que ocupam tanto os espaços virtuais como também os espaços urbanos. Partindo do princípio de que suas regras do gameplay e a operacionalidade deste gênero de jogo são complexas, os ARGs exigem do jogador uma multiplicidade cognitiva baseada em compartilhamento social e informacional de suas descobertas em espaços sociais criados para tal finalidade. Desta forma, esta pesquisa busca compreender como se constituem as configurações cognitivas destes indivíduos em sua interação entre pares com o objeto. 

Biografia do Autor

Thaiane Moreira de Oliveira

Doutoranda e bolsita Capes em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e mestre pela mesma instituição.

 

 

Downloads

Publicado

2012-07-19

Edição

Seção

Games, cultura e interação