Configurações da “Cultura da Convergência” no game promocional Zona Incerta

Ariane da Silva Xarão, Fernanda Sagrilo Andres, Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello

Resumo


Este artigo tem como foco uma ação promocional da marca Guaraná Antarctica, o Alternate Reality Game “Zona Incerta”. O objetivo foi analisar o processo de convergência das mídias no game, que se construiu a partir de uma narrativa transmidiática, baseada na utilização da internet como mídia principal. Utilizando referencial teórico proposto por Jenkins (2008) foi possível concluir que a convergência se deu entre empresas, mídias, linguagens e pessoas, organizadas em grandes grupos de discussão, fomentando uma cultura participativa e uma inteligência coletiva fluida na rede, que envolveu jogadores engajados, fãs, consumidores e produtores de conteúdos para a marca.


Palavras-chave


convergência midiática; cultura participativa; inteligência coletiva; narrativa transmidiática

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DOI: https://doi.org/10.12957/contemporanea.2012.3032

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