Colecionando Fragmentos de Identidade: Perspectivas do Colecionismo Virtual em Social Network Games

Autores

  • Rebeca Recuero Rebs

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2012.3026

Palavras-chave:

social network games, colecionismo virtual, identidade virtual

Resumo

O trabalho parte de que é possível observar-se facetas identitárias do sujeito a partir das escolhas manifestadas pela aquisição de bens virtuais no ciberespaço. Busca-se compreender a dinâmica do Colecionismo de bens virtuais e as suas significações sociais e identitárias construídas pelo usuário de social network games. Para isso, realizou-se um questionário com perguntas abertas em jogadores e uma observação participante em jogos que permitem fazer coleções. Observou-se que apesar da perda da “materialidade” dos objetos, coleções virtuais apresentam sentidos atrelados a simbolismos e a semelhanças com coleções físicas. Elas ainda parecem atribuir status, prazer e reputação ao seu proprietário, apontando o como e o quê colecionar como possíveis indícios de manifestação da identidade do sujeito nestes jogos sociais virtuais 

Biografia do Autor

Rebeca Recuero Rebs

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Unisinos; Mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos; Graduada em Comunicação Social –Jornalismo – pela UCPel e Bolsista CAPES. 

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Publicado

2012-07-19

Edição

Seção

Games, cultura e interação