Jovens e Narrativas digitais: pensando os outros da educação

Autores

  • Dilton Ribeiro Do Couto Junior
  • Helenice Cassino Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2012.2968

Palavras-chave:

jovens, narrativas, jogos eletrônicos, alteridade, educação.

Resumo

O presente trabalho investiga a relação de jovens com os jogos eletrônicos, buscando entender a dimensão narrativa destes artefatos, e se desenvolveu a partir de registros etnográficos, de observações, entrevistas presenciais e conversas on-line. Fundamentado teórico e metodologicamente na linha dos Estudos Culturais latino-americanos, que analisa o consumo cultural e recepção dos meios sob a ótica das mediações sociais, apóia-se também nas idéias de Bakhtin para pensar as relações dialógicas na pesquisa. As falas dos sujeitos apontam que não há como a escola continuar negando a significativa presença das mídias digitais nos contextos culturais em que os jovens circulam e nos auxiliam a entender a necessidade de promover práticas alteritárias no espaço escolar.

Biografia do Autor

Dilton Ribeiro Do Couto Junior

Graduado em Pedagogia pela UERJ. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. 

Helenice Cassino Ferreira

Mestre em Educação pela UERJ. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.

Downloads

Publicado

2012-07-19

Edição

Seção

Narrativas e representações