Estratégias de relacionamento nas Relações Públicas e no Marketing: o caso Nestlé

Autores

  • Cynthia Maciel Duarte FCS/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2004.23171

Palavras-chave:

Relações públicas, marketing, estratégias de relacionamento

Resumo

O presente trabalho faz uma comparação entre as estratégias de relacionamento adotadas pelo marketing e pelas relações públicas. É feito um mapeamento do cenário atual do marketing, que aponta inovações sofridas em seu campo conceitual e prático. Verifica-se que as novas práticas adotadas pela área transitam, em alguns aspectos, pelas premissas de relações públicas. No entanto, ao serem apontadas as premissas de relações públicas percebe-se uma nítida distinção entre os propósitos desta área e os objetivos do marketing. Este fato comprova que marketing e relações públicas não são profissões similares – possuem finalidades diversas – e que as relações públicas são tão importantes para uma organização quanto às estratégias de marketing.

Biografia do Autor

Cynthia Maciel Duarte, FCS/UERJ

Graduada em relações públicas pela Faculdade de Comunicação Social da Uerj

Downloads

Publicado

2016-06-08

Edição

Seção

Artigos