O homem sem qualidades: modernidade, consumo e identidade cultural

Autores

  • Silvia Pimenta Velloso Rocha UERJ/FEBF

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2004.23164

Resumo

Este artigo busca conceituar o termo “copyleft” – ou seja, um “anti-copyright”, uma licença que permite a livre reprodução e distribuição sem fins lucrativos da produção intelectual. Simultaneamente, desenvolve a discussão: será que essa disseminação do conhecimento é verdadeiramente uma democratização ou apenas um cosmético nas estratégias de propaganda? Percebe-se que o mercado tende a aprender a domar essas “insubordinações” para tirar proveito das técnicas de guerrilha cultural, sob o custo de uma democratização relativa da informação.

Biografia do Autor

Silvia Pimenta Velloso Rocha, UERJ/FEBF

Mestre em Comunicação (UFRJ) Mestre em Filosofia e História das Idéias Universitéde Nice), Doutora em Filosofia (PUC-RJ), Professora da ESPM (Rio), Professora Adjunta (UERJ/FEBF) e Professora Titular (UniverCidade)

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Publicado

2016-06-08

Edição

Seção

Artigos