Copyleft , informação livre e estratégias de mercado

Autores

  • André Azevedo da Fonseca Faculdade de Comunicação Social / Uniube

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2004.23163

Palavras-chave:

copyleft, propriedade intelectual, democratização da informação

Resumo

Este artigo busca conceituar o termo “copyleft” – ou seja, um “anti-copyright”, uma licença que permite a livre reprodução e distribuição sem fins lucrativos da produção intelectual. Simultaneamente, desenvolve a discussão: será que essa disseminação do conhecimento é verdadeiramente uma democratização ou apenas um cosmético nas estratégias de propaganda? Percebe-se que o mercado tende a aprender a domar essas “insubordinações” para tirar proveito das técnicas de guerrilha cultural, sob o custo de uma democratização relativa da informação.

Biografia do Autor

André Azevedo da Fonseca, Faculdade de Comunicação Social / Uniube

Jornalista, pós-graduando em História do Brasil (PUC-MG) e professor no curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba (Uniube)

Downloads

Publicado

2016-06-08

Edição

Seção

Artigos