Imagens do monumental: memória e identidade construídas pelo cinema nacional

Autores

  • Eliska Altmann Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - PPGSA / UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2004.23156

Palavras-chave:

arte, multidão, política.

Resumo

De forma a compreender as representações da nacionalidade elaboradas pela arte, o artigo analisa um movimento de cinema brasileiro da década de 1960 e a construção de uma “brasilidade” a partir de suas imagens. As contribuições do cinema e suas funções sociais são estudadas por meio de um diálogo com as correntes de pensamento sobre memória, história e patrimônio. Nesse sentido, são criadas analogias entre idéias, conceitos e elementos constitutivos da arte cinematográfica e da memória moderna, através da compreensão da concepção de monumento que compõe a identidade nacional.

Biografia do Autor

Eliska Altmann, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - PPGSA / UFRJ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ e mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a recepção do cinema brasileiro no exterior.

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Publicado

2016-06-08

Edição

Seção

Artigos