Apresentação

Autores

  • Ramon Bezerra
  • Ricardo Nicolay

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2011.2162

Palavras-chave:

políticas públicas

Resumo

A edição 2011-1 da Revista Contemporânea apresenta o Dossiê Temático Políticas Públicas. Com o olhar da Comunicação, o dossiê busca contribuir para a discussão sobre o processo de redefinição do papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e cultural do país, que experimenta um momento de amadurecimento político e democrático.
O dossiê reúne oito artigos que abordam temas diversos mas que têm em comum o papel do Estado na Sociedade da Informação. Luiz Felipe Ferreira Stevanim aborda os princípios e práticas da atuação do Estado nas políticas de comunicação no Brasil; ampliando o giro, Alexandre Barbalho discute as políticas e indústrias culturais na América Latina; Hortência Nepopuceno Santos analisa as questões da participação e da deliberação no contexto das políticas de cultura; Antônio Carlos Sardinha apresenta um estudo do portal LGBT ILGA.ORG e trata da atuação política dos movimentos sociais no contexto das novas tecnologias; Rodrigo Garcia Vieira Braz propõe pensar o direito à comunicação não apenas do ponto de vista da distribuição dos meios, mas principalmentedo de seu reconhecimento como direito fundamental; Michely Peres Andrade analisa o Festival Audiovisual Visões Periféricas como ponto de partida para uma discussão sobre a participação dos movimentos populares no contexto dos programas de “inclusão audiovisual” do Ministério da Cultura e da Secretaria do Audiovisual; Mariana Nascimento Bispo discute as ações governamentais no tocante ao patrimônio histórico nacional através de uma analise da história recentedas políticas adotadas pelo Estado brasileiro nesse campo. 
Fechando o dossiê, Márcio Carneiro dos Santos analisa as possibilidades de consolidação e as contradições das políticas públicas sobre Televisão Digital Interativa no Brasil. Na seção Temas Livres, Eduardo Christofoli problematiza o cinema 3D como futuro do cinema e Alessandra Maia e Sabrina Serafim apresentam as contribuições da Teoria Ator-Rede, de Bruno Latour, para repensar os paradigmas de Relações Públicas.
A equipe da Contemporânea deseja a todos boa leitura!

Biografia do Autor

Ramon Bezerra

Professor de Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bolsista 2 de produtividade do CNPQ. Doutor em Comunicação pela ECO-UFRJ (2003) com pós-doutorado em sociologia pela Universidade René Descartes, Paris V- Sorbonne (2008). É co-editor das revistas Logos e Contemporânea e membro do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC), ligado ao Mestrado em Comunicação da UERJ. Desenvolve pesquisa nas áreas de comunicação, arte, tecnologia, sociabilidade, subjetividade e poder. É autor de "Fabulações Eletrônicas: poéticas da comunicação e da tecnologia em Laurie Anderson" (2006) e da coletânea "Comunicação e Imagem: construções do olhar" (2006).

Downloads

Publicado

2011-12-08