A Prensa, os tipos romanos e itálicos no mundo textual renascentista

Autores

  • Júlio Monteiro Altieri
  • Renan Lúcio Rocha

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2011.2135

Palavras-chave:

Renascimento, prensa tipográfica, tipos.

Resumo

 

Neste artigo, ressaltamos a importância dos tipos romanos e itálicos como transformações do mundo textual renascentista e, também procuramos demonstrar como sua associação com a prensa de Gutenberg contribuiu para difundir o pensamento moderno, que se baseava no humanismo, no racionalismo, na experimentação e na harmonia, entre outros elementos.

 

Biografia do Autor

Júlio Monteiro Altieri

Aluno do 9º período da Faculdade de Jornalismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista de  iniciação  científica  CNPq,  do  projeto  de  pesquisa  “Ler, escrever, imprimir: as tecnologias de comunicação e seus usos”  e  integrante  do grupo de pesquisa “Livros e Cultura Letrada”, sob coordenação do pesquisador Márcio Gonçalves.
Student of the 9th period of the School of Journalism at the State University of Rio de Janeiro. Also CNPq student of scientific initiation on the research project “Reading, writing, printing: the technologies of communications and its uses” and member of the research group “Books & Literate Culture” coordinated by the researcher Márcio Gonçalves.

Renan Lúcio Rocha

 Aluno  do  7º  período  da  Faculdade  de  Jornalismo  da  Universidade  do  Estado  do  Rio  de  Janeiro. Voluntário de iniciação científica do projeto de pesquisa “Chartier e o mundo dos livros” e integrante do grupo de pesquisa “Livros e Cultura Letrada”, sob coordenação do pesquisador Márcio Gonçalves. 
Student of the 8th period of the School of journalism at the State University of Rio de Janeiro.  Volunteer of scientific initiation on the research project “Reading, writing, printing: the technologies of communications and its uses” and member of the research group “Books & Literate Culture” coordinated by the researcher Márcio Gonçalves.

Downloads

Publicado

2011-12-09