“Viagens de Sonho”: Considerações Teóricas sobre a Lua-de-mel

Autores

  • Gheysa Lemes Gonçalves Gama
  • Euler David Siqueira

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2011.2129

Palavras-chave:

Lua de mel, ritual, turismo, viagens

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir acerca de alguns dos sentidos e significados que estão em jogo quando pensamos na lua-de-mel, conduzindo esforços de se avançar na sistematização de um arcabouço teórico sobre o tema. Conhecida como uma viagem a lazer, na qual o casal vivencia momentos de intimidade e privacidade mais acentuados do que aqueles vividos em seu cotidiano, significados diversos são construídos e diferenciam esta modalidade de turismo. Este artigo encontra sua relevância no fato de inexistir material de cunho acadêmico que se proponha a pensar sobre a lua-de-mel. Deste modo, o artigo busca, através da reflexão bibliográfica, compreender quais os possíveis imaginários são negociados e compartilhados socialmente quando nos referimos à viagem de lua-de-mel.

Biografia do Autor

Gheysa Lemes Gonçalves Gama

Mestre em Ciências Sociais (2008), especialista em Planejamento e Gestão Social (2005) e graduada em Turismo (2004) todos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), Campus Juiz de Fora

Euler David Siqueira

Euler David de Siqueira é graduado em ciências sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestre em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutor em ciências humanas (sociologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). É professor e pesquisador do departamento de turismo e do programa de pós-graduação em ciências sociais (mestrado e doutorado). Integra o corpo docente do curso de administração à distância da FEA- Faculdade de administração e economia da UFJF lecionando a disciplina de sociologia e antropologia. Tem experiência na área de turismo, com ênfase em cultura, identidade e imaginário, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, turiscentrismo, representações sociais.

Downloads

Publicado

2011-12-08

Edição

Seção

Comunicação e mobilidades