Turismo, cultura e lazer: significado e usos sociais do Parque do Museu Mariano Procópio

Autores

  • Euler David de Siqueira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Monalisa Alves Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Virgílio César da Silva e Oliveira Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2006.17584

Palavras-chave:

trabalho, tempo, mais-valia

Resumo

Quando pensa-se em lazer e, mais precisamente, em espaços de lazer na atualidade, é preciso pensar em todo o contexto que envolve tal atividade. O lazer é, assim como o turismo, uma construção social, mediada por lógicas culturais distintas e também um fato histórico. A Revolução Industrial foi responsável pela separação dos espaços – espaço do trabalho, espaço da família, espaço do lazer. Somente após a Revolução Industrial, que instaurou um ethos (GEERTZ, 1978) do trabalho e dividiu o mundo entre o campo do trabalho e o tempo do não-trabalho, o lazer emerge como algo bastante significativo na vida das pessoas. Desde então, o lazer ampliou-se e cresceu de valor, achando-se em plena expansão. Segundo Gustavo Luis Gutierrez (2000) não se pode dizer que o lazer, como objeto de estudo, esteja ressurgindo no cenário contemporâneo. O que acontece é que sua importância cresce a olhos vistos e o lazer pode vir a ocupar o centro das preocupações de muitos pesquisadores das ciências humanas. Os espaços de lazer tornam-se cada vez mais numerosos e são cada vez mais procurados por todas as camadas da população. Á medida em que o campo do trabalho produtivo de mais-valia se esvazia de sentidos e significados, cresce, portanto, uma esfera onde os sujeitos podem, de muitas formas, expressar-se fora de uma relação de expropriação marcada pelas relações de trabalho.

Biografia do Autor

Euler David de Siqueira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Sociologia (UFRJ), professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Monalisa Alves Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel em Turismo

Virgílio César da Silva e Oliveira, Universidade Federal de Lavras

Doutorando em Administração

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