VIOLÊNCIA E MÍDIA IMPRESSA: PROPAGANDA E SENSACIONALISMO EM UM JORNAL CARIOCA

Carmelo Dutra da Silva

Resumo


O presente estudo pretende proceder a uma análise da quantidade de violência na mídia impressa, mais especificamente a divulgação de notícias relacionadas à violência urbana, principalmente as notícias sobre violência na cidade do Rio de Janeiro. A escolha do tema deve-se à visibilidade que tem na mídia, os fatos relacionados a práticas violentas na sociedade carioca, e a conseqüente sensação de insegurança proporcionada por essa exposição. O objeto de estudo é o jornal “O Dia”, do Rio de Janeiro, aqui representado por uma amostragem de suas capas em um período previamente-definido.

Palavras-chave


Jornalismo. Propaganda. Sensacionalismo. Violência.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/contemporanea.2008.17289

Indexada em: Latindex . Univerciência . Doaj
Rua São Francisco Xavier, 524 -10 º Andar - Sala 10129 Bloco F - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
cep: 20550-013 | E-mail: ppgcomdivulga@gmail.comcontemporanea.revista@gmail.com

Facebook: facebook.com/contemporanea.uerj